As coisas continuam complicadas para a Nintendo, mas pelo menos, agora, o resultado era semi-esperado. Nesta quarta (07), a empresa apresentou seu relatório sobre o fim do ano fiscal 2014, que se encerrou em março, com queda de 10% no faturamento total da empresa. Ao todo, foram US$ 5,6 bilhões em ganhos contra US$ 6,2 bilhões registrados no ano passado, quando a companhia já andava mal das pernas.
E o setor mais crítico continua sendo o Wii U, console que agora acumula 6,17 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento, em novembro de 2012. Só para comparar, em meados de abril, a Sony revelou a marca de sete milhões de unidades vendidas do PlayStation 4, aparelho que ainda está para completar um ano nas prateleiras em novembro de 2013.
De acordo com a Nintendo, foram justamente as vendas do Wii U que tiveram um impacto negativo sobre os números gerais da empresa. Ela tinha uma expectativa, digamos, irreal, de vender nove milhões de unidades do console apenas no último ano, mas conseguiu chegar apenas a 2,72 milhões.
A chegada de jogos como Mario Kart 8 e Super Smash Bros., porém, promete movimentar um pouco esses totais. A previsão da empresa é que 3,6 milhões de Wii Us sejam vendidos até 31 de março de 2015, quando se fecha o atual ano fiscal. Ainda assim, é um valor baixo quando se leva em conta os concorrentes da atual geração.
No campo dos portáteis, porém, as coisas continuam bem. 12,24 milhões de Nintendo 3DS foram vendidos em todo o mundo, levando o console a um total de 43,33 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento em 2011. Números vistos como positivos, mas ainda abaixo das expectativas da “Big N”, que esperava vender 13,35 milhões de aparelhos no ano.
Mudança de vida
Em comunicado oficial que sucedeu a divulgação dos números, a Nintendo reafirmou seu compromisso de utilizar dispositivos móveis e suas ideias exclusivas como uma maneira de reforçar a conexão entre os títulos e os jogadores. Além disso, lembrou os lançamentos de Super Smash Bros. e Mario Kart 8 como grandes alavancas para resultados mais positivos no futuro próximo.
Ainda, a empresa pediu a seus investidores que confiem nas abordagens diferenciadas da empresa, já que é justamente nisso que ela quer se basear. A Nintendo está se posicionando como uma companhia que quer melhorar a qualidade de vida de seus usuários e, daqui em diante, promete fazer isso com títulos voltados para o mercado de saúde e fitness, além de utilizar suas marcas registradas além dos games.
Na declaração, a companhia afirmou conhecer o poder que personagens como Mario e Link possuem e, sendo assim, prometeu também ampliar seus esforços de licenciamento para garantir mais lucros no atual ano fiscal.