Se a informação publicada pelo site CNET for verdadeira, não vai ter final de semana para funcionários da Sony e Microsoft. O grupo de hackers conhecido como DerpTrolling – o mesmo que assumiu a autoria dos recentes ataques DDoS aos servidores de World of Warcraft – liberaram na noite desta quinta-feira (20) uma gigantesca lista com nomes de usuários e senhas de acesso para serviços como PSN, Origin e Windows LIVE, além de credenciais de acesso a sistemas da 2K Games.

A lista, que contém mais de cinco mil dados, ainda não teve sua legitimidade confirmada, mas de acordo com o grupo DerpTroll, responsável pelo vazamento, trata-se apenas de uma pequena parcela das informações obtidas. São 2,1 mil contas da PSN, 2 mil credenciais da 2K Games e mais 1,4 mil senhas de acesso aos serviços do Windows LIVE, ao todo.

Além disso, o grupo diz ter mais 800 mil senhas de acesso à distribuidora de jogos como Grand Theft Auto e BioShock, além de mais de 500 mil informações de cartões de crédito relacionadas aos diversos pagamentos. Além disso, o DerpTroll diz ter nomes de usuário e senhas de diversos outros serviços, totalizando mais de sete milhões de credenciais que incluem também plataformas como Origin, Twitter, Facebook e até mesmo da CIA.

Os hackers afirmam ter um objetivo nobre por trás do vazamento: forçar as empresas afetadas a melhorarem seus sistemas de segurança para que se previnam de vazamentos de informação e ataques DDoS. A ideia é não causar danos a ninguém com os vazamentos, uma vez que os dados liberados seriam de contas inativas ou abandonadas. Seja como for, a possibilidade de que mais informações como estas sejam liberadas representa um grave risco de segurança.

Desde já, se você tem conta em algum dos serviços citados, a indicação é que sua senha seja modificada imediatamente, principalmente naquelas em que estejam vinculados dados pessoais ou bancários. Oficialmente, até agora, nenhuma das empresas que teriam sido atingidas se pronunciou.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)