Antes que você saia correndo gritando por aí, acalme-se e leia a notícia. Ficou pouco claro o que o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, quis dizer quando anunciou que a empresa vai começar a focar em novos consoles para mercados emergentes, como uma maneira de expandir seu mercado e conquistar novas oportunidades regionais.

Para analistas, trata-se de uma estratégia que remete aos velhos tempos do NES e do Super Nintendo, que possuíam edições diferentes no Japão e no Ocidente. A maior diferença estava no formato das fitas, mas a iniciativa incluía também acessórios exclusivos e até mesmo jogos que nunca passavam de um território para outro.

A ideia de Iwata. segundo o que foi publicado pelo Bloomberg, é que a Nintendo não deva mais pensar apenas em versões mais baratas de seus produtos já existentes, mas sim, pensar em ideias e preços específicos para a região que deseja atender. Desde o GameCube, a empresa sempre trabalhou com o mesmo console para todos os teritórios, apesar de lançar versões diferenciadas aqui e ali em termos como cores, por exemplo.

Agora, a abordagem pode ser parecida com a iniciativa de 2012 da Nintendo canadense, que lançou o Wii Mini. A versão mais barata do console chegou exclusivamente ao mercado com um design diferenciado e com algumas funções ausentes, como a retrocompatibilidade com o antecessor e as funções online.

O grande foco da Nintendo agora seria o mercado chinês, que após 13 anos, suspendeu o banimento a video games fabricados no exterior. Mesmo com intensas restrições relacionadas a conteúdo, as fabricantes de consoles querem pular de cabeça nesse mercado, com a Microsoft sendo a primeira e anunciando o lançamento do Xbox One por lá para setembro.

Nesta quinta (07), a Nintendo voltou a apresentar perdas em seu relatório fiscal. O resultado negativo em 10% foi atribuído às baixas vendas do Wii U, que ainda patina nas vendas e falha em obter os resultados esperados pela empresa. A criação de plataformas específicas para determinadas regiões, então, seria uma maneira de reverter tais resultados.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)