É um paradoxo ver que a empresa que normalmente é considerada como a pior do mundo para se trabalhar também é a recebedora de citação como uma das melhores companhias em termos de igualdade LGBT. Mas é isso que afirma um relatório da Human Rights Campaign, que elogiou a desenvolvedora por suas práticas junto aos funcionários e deu a ela a nota máxima em seu ranking, com 100 pontos.
2014 é o terceiro ano seguido em que a EA é citada como uma das empresas mais positivas nesse sentido, mantendo políticas pertinentes ao público gay, bissexual e transgêneros em suas atividades, além de promover uma igualdade entre todos os seus funcionários. Acima de tudo, ela trabalha em prol de uma mudança na indústria, promovendo eventos voltados para uma alteração na cultura e nas práticas de mercado.
Um dos principais exemplos dessa abordagem positiva são os jogos da série Mass Effect, que permitem a customização completa de personagens e apresentam um universo complexo onde relacionamentos entre personagens do mesmo sexo é permitido. A trama não é alterada nem sofre diferença alguma de acordo com o gênero do protagonista e ambos têm exatamente as mesmas habilidades.
Outras empresas, como Apple e Facebook, também receberam a graduação máxima. A fabricante do iPhone, inclusive, foi elogiada pela postura de seu CEO, Tim Cook, que admitiu recentemente ser homossexual.