Após oito anos e US$ 280 milhões gastos com publicidade, a Sony e a FIFA estão encerrando uma velha parceria que, desde sempre, colocava o logo do PlayStation e outros produtos da fabricante nas laterais de amistosos e torneios oficiais como a Copa do Mundo. O contrato se encerra no dia 31 de dezembro e, de acordo com fontes oficiais da companhia, não será renovado.
A Sony é a segunda parceira oficial da FIFA a decidir não renovar o contrato com a associação, após a Emirates Airlines ter feito o mesmo no início de novembro. Oficialmente, porém, o órgão não confirma o fim da parceria com a fabricante do PlayStation, apesar do jornal japonês Nikkei já ter dado o rompimento como confirmado.
A razão citada para o fim do contrato seriam os custos cada vez mais altos para se manter como um parceiro da FIFA. Mas existem rumores de que os recentes escândalos de corrupção e suborno – envolvendo até mesmo a indicação de Rússia e Qatar como sedes das duas próximas Copas do Mundo –, apesar de uma investigação interna alegar não ter encontrado indícios de irregularidades na questão.
Mais do que tudo isso, a mudança faz parte de um movimento de corte de custos na Sony, que vê todas as suas divisões, com exceção do próprio PlayStation, apresentando quedas no faturamento e lucros bem abaixo do esperado. Sendo assim, cortar um dos mais altos gastos com publicidade parece ser um belo de um alívio.