Até que durou bastante. Algumas semanas depois da revelação de que o Nintendo 3DS havia sido desbloqueado para a execução de softwares não licenciados, a fabricante corrigiu a brecha de segurança no portátil. Em uma atualização liberada nesta terça-feira (08), o uso do game Cubic Ninja para a abertura do sistema não é mais possível, e quem já estava rodando os tais apps “homebrew” não conseguem mais fazer isso. As informações são do Destructoid.
A Nintendo continua muda sobre o assunto, então, a notícia vem de usuários que perceberam a mudança. Oficialmente, o patch desta terça vem para adicionar o suporte aos Amiibos no New Nintendo 3DS, além de permitir que o console produza screenshots de ambas as telas ao mesmo tempo.
Como sempre, junto com atualizações de sistema desse tipo vêm também as famosas “melhorias de estabilidade” e “pequenos ajustes”. É aqui que estariam as mudanças relacionadas ao bloqueio de homebrews, algo que já era esperado até mesmo pelo próprio descobridor do desbloqueio, o francês Jordan Rabet.
Em novembro, ele afirmou que o jogo Cubic Ninja, um obscuro e mal avaliado puzzle game da Ubisoft, continha as portas para uma brecha no firmware do console. Sua solução não permitia o uso de flash drives para pirataria, mas apenas a execução de softwares criados e instalados por terceiros, sem autorização da própria Nintendo. A notícia fez com que o preço do jogo disparasse em sites de leilão e teria motivado também sua remoção da Nintendo eShop.