Flutuações cambiais e aspectos econômicos não são exatamente termos que costumam se aplicar ao noticiário de games. Mas foram exatamente esses aspectos que levaram a Valve a adicionar uma trava de região aos games comprados em determinados países pelo Steam. O Brasil está nessa dança e, agora, os usuários daqui não podem mais presentear seus amigos de fora com games comprados na versão nacional da rede.
De acordo com a empresa, a mudança foi aplicada para proteger os lucros das desenvolvedoras. Para burlar o sistema e pagar mais barato por seus games, muitos usuários adquiriam títulos a partir de países com valores mais baixos ou moedas fracas, apostando na conversão cambial para economizar.
Além do Brasil, países como México, Turquia e Malásia foram afetados pela mudança, além da Rússia, a nação que motivou a mudança. Na Europa, a queda do rublo tem afetado duramente a economia da região, levando a uma redução drástica nos preços do produto e uma interrupção de muitos dos negócios. A Apple, por exemplo, fechou sua loja online para o país até que a situação econômica se normalize.
Agora, jogadores brasileiros podem presentear apenas amigos da América do Sul com os jogos comprados por aqui. Para todos os outros países, porém, não existem restrições desse tipo. A mudança vem um dia antes da Steam Holiday Sale, que começa nesta quinta (18) e deixou muita gente chateada.
Com informações do Gamespot.