A NVIDIA abriu a CES 2015, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, com um grande anúncio. No palco de sua conferência de abertura, a empresa revelou o Tegra X1, seu novo processador para tablets e smartphones, que deve estar nos aparelhos mais avançados do futuro próximo. O chip leva adiante um conceito revente do hardware da companhia e quer facilitar o port de jogos e aplicativos dos PCs para o mundo mobile.
Com arquitetura Haswell, o X1 conta com a mesma GPU encontrada na placa de vídeo GeForce 830M. Segundo a NVIDIA, isso vai permitir que os desenvolvedores de jogos tragam seus títulos para os tablets e celulares de maneira muito mais fácil, tendo que lidar com menos adaptações visuais nesse processo. Ao mesmo tempo, o chip permite que PCs e dispositivos portáteis rodem as mesmas aplicações, abrindo o caminho para uma maior integração.
Foto: CNET
O foco também está na economia de energia. Trabalhando com diversos núcleos, o Tegra X1 é capaz de fazer um gerenciamento inteligente de seu poder de processamento. Assim, alguns de seus cores ficam trabalhando em tarefas que exigem mais, enquanto outros permanecem ligados a ações de baixa prioridade. O resultado final é um funcionamento aprimorado e maior economia de bateria.
O resultado disso é um potencial de processamento que, de acordo com a NVIDIA, pode chegar a até 1 teraflop. Além disso, o Tegra X1 é totalmente compatível com vídeos e aplicações com resolução 4K, que deve se tornar o aspecto básico dos celulares e tablets de topo de linha nos próximos meses.
O processador deve começar a aparecer nos aparelhos ainda neste ano, estando presente em alguns dos principais celulares e tablets do mercado. Além disso, o X1 deve dar as caras também em sistemas automotivos de entretenimento ou auxílios digitais para motoristas.