Existe uma razão pela qual os gameplays de Minecraft são tão populares no YouTube: eles também o são entre os usuários. De acordo com o Google, o game da Mojang foi o segundo termo mais pesquisado no site durante todo o ano de 2014, ficando atrás apenas de “música” e deixando artistas como Drake, Eminem e Pharrell Williams comendo poeira.
Mais do que isso, o Google categorizou 2014 como o ano dos games no YouTube. Segundo a companhia, apenas em outubro do ano passado, vídeos da categoria ficaram entre os dez mais vistos da plataforma em 25 dos 31 dias do mês. PewDiePie, por exemplo, foi um dos grandes responsáveis por essa marca, além de aparecer na oitava colocação entre os termos mais pesquisados no site.
Além disso, para a empresa, o interesse por esse tipo de conteúdo vai bem além do público gamer. Segundo pesquisas internas realizadas pelo Google, de todos que admitiram terem pesquisado no YouTube por conteúdos relacionados a jogos, apenas 37% deles se consideraram jogadores “de verdade”, com os outros afirmando jogarem apenas casualmente, ou ainda, pesquisarem pelos vídeos em busca de entretenimento ou humor.
Com as palavras “você não precisa jogar futebol para assisti-lo na TV”, um dos entrevistados comparou PewDiePie e outros produtores de conteúdo a comediantes stand-up, que fazem um estilo interessante mesmo para quem não entende nada de games. Para o Google, esse é um sinal da revolução que está acontecendo, ajudando a não apenas expandir os jogos para fora de seu próprio público, mas também levando os criadores a novas audiências.
Com informações do Joystiq.