Mesmo sendo reconhecidos por sua estrutura online fraca e pouco intuitiva, a onda dos jogos digitais chegaram também aos consoles da Nintendo. Entre abril de 2013 e março de 2014, a venda de títulos pela internet nos aparelhos da marca chegou a render US$ 250 milhões para a empresa e praticamente triplicaram desde 2012.
Apesar das perdas registradas no último relatório fiscal – no qual a Nintendo registrou baixa de 10% no faturamento –, os números relacionados à distribuição digital foram vistos como bastante positivos pelo presidente da empresa, Satoru Iwata. E, segundo o que publicou o Computer and Videogames, esse será o segmento de negócios mais importante para que a fabricante consiga se adaptar às mudanças recentes do mercado.
Entre as medidas que estão sendo tomadas pela Nintendo para aproveitar esse nicho estão o lançamento sincronizado de games por meios digitais e físicos, além do foco em títulos menores e casuais que saem exclusivamente pelos serviços online. A praticidade oferecida por esse tipo de proposta é vista como fundamental não somente pela empresa e tem se tornado uma tônica do mercado atual de games.