No final da noite da última sexta-feira (16), alguns usuários começaram a receber emails um tanto quanto estranhos da Sony. Cadastrados na PSN nacional, eles eram informados que deveriam alterar o idioma de suas contas até o dia 20 de janeiro, uma vez que o inglês não seria mais suportado como uma linguagem na Store de nosso país. Na mensagem, a Sony afirma que se trata de um movimento para prestar melhor suporte aos países da América Latina.
Imagem: PS3 Brasil
Rapidamente, porém, surgiu uma onda de desinformação e preocupação. Muita gente achava que o acesso à PSN americana – ou outras versões internacionais – não mais seria possível por aqui, ou então, que todos seríamos obrigados a jogar games dublados a partir de agora, pois o idioma do console deveria ser alterado para o português. Nem um nem outro, na verdade. Nada vai acabar, e na realidade, muito pouco vai mudar.
A maioria das pessoas que recebeu o email, na verdade, tem contas brasileiras criadas antes mesmo da chegada da PSN ao Brasil, em 2011. Antes disso, a loja online não operava por aqui e, claro, não possuía uma versão em português. Quando as portas do comércio se abriram, tudo começou a funcionar, mas muita gente pode ter permanecido com acesso à versão em inglês, já que a mudança de idioma não aconteceu automaticamente.
A alteração de linguagem em sua conta da PSN pode ser feita agora mesmo. Acesse o site da PSN Store e, na parte superior, clique em Account Setting, no menu na parte superior. A quinta opção exibida na tela é a de idioma, basta trocar o inglês para o português e aceitar os termos de serviço (se aparecerem) para que a alteração solicitada pela Sony seja realizada e você não tenha problemas de acesso a partir desta terça (20).
Não é preciso mudar o idioma padrão de seu console – e fazer isso, efetivamente, não tem qualquer efeito sobre a mudança na PSN Store. Por isso, pode ficar tranquilo, você continuará podendo escolher o idioma de seus jogos sem qualquer imposição por parte da companhia. O mesmo vale para o uso de versões internacionais da rede por usuários brasileiros, que pode continuar acontecendo sem mudança alguma.
Entramos em contato com a Sony para obter mais informações sobre a mudança, mas até o momento em que o texto foi escrito, não havíamos obtido nenhuma resposta. A empresa também publicou um FAQ, em inglês, que detalha a questão.