Após pouco mais de um mês de testes, o Steam Broadcasting foi disponibilizado para todos os usuários por meio de uma atualização do cliente de jogos. Agora, é possível fazer transmissõea ao vivo entre os amigos ou diretamente na página dos games no serviço, solicitando ajuda ou simplesmente exibindo as próprias habilidades para o mundo.
Aqui, nada de Twitch ou YouTube; tudo funciona por meio dos sistemas do próprio Steam. A não ser que o jogador desative a opção nas configurações, qualquer partida começa a ser transmitida automaticamente assim que um amigo clicar em “Assistir” por meio da lista pessoal. Além disso, quem quiser pode abrir a jogatina para todo o mundo, com ela aparecendo na página do game ao lado de outros que também estejam fazendo streamings.
A ideia da Valve, com isso, é atrair ainda mais usuários para seu serviço e aumentar o engajamento deles lá dentro. Além disso, a empresa diz que existe uma economia de banda, já que mesmo que o Broadcasting esteja ativado, ele só entra em funcionamento quando alguém efetivamente está assistindo, evitando gastos desnecessários com hardware e internet, caso a transmissão não tenha espectadores.