Ainda não foi desta vez que a Microsoft exibiu, com destaque, seu sistema para rivalizar com o Oculus Rift, do Facebook, ou o Projeto Morpheus, da Sony. Mas isso não impediu que a empresa apresentasse sua ideia para esse mercado, com uma plataforma que parece integrar VR e realidade aumentada, funcionando ao mesmo tempo com o Xbox One, tablets e, possivelmente, PCs.
Atualização 21/01 18h25: Mais tarde, no mesmo evento, a Microsoft também exibiu o HoloLens, um headset de imersão capaz de criar superfícies virtuais em um ambiente real, exibindo informações, imagens e hologramas. Tudo, claro, pode ser controlado com movimentos das mãos, quase como no sistema Jarvis, usado por Tony Stark, o Homem de Ferro, no universo cinematográfico da Marvel.
Apesar dos games não terem sido o foco da apresentação, a empresa mostrou como tudo funcionaria em Minecraft, com o jogador efetivamente entrando no mundo do jogo. Mas as ambições aqui são maiores, com Alex Kipman, o engenheiro brasileiro responsável também pelo Kinect, categorizando o sistema como o “futuro da arte, tecnologia, entretenimento e tudo mais”.
Mas o que mais chamou a atenção, aqui, é que o aparelho não precisa de fios. Toda a ação acontece pelos sensores posicionados no headset e nem mesmo a conexão com um celular ou tablet é necessária. APIs de holografia serão incluídas em todos os apps oficiais para Windows 10 de forma que funcionem com o HoloLens, e desenvolvedores parceiros estão convidados, desde já, a trabalharem com a Microsoft e trazerem a função também para seus equipamentos.
Continuação do texto original:Na imagem que serviu de teaser para o projeto antes de sua divulgação oficial, porém, ficamos sabendo mais sobre o potencial para jogos. Na cena, vemos duas pessoas interagindo em um mesmo game – um utiliza óculos que o transportam para dentro do mundo, enquanto outro joga a partir de um tablet. O título em si também parece interagir com o ambiente, com estruturas e personagens reconhecendo mesas e o sofá, mudando sua atitude de acordo com isso. Ao fundo, temos o Xbox One em funcionamento ao lado do Kinect, já que uma imagem de toda a sala é exibida na tela.
Quem tem memória boa deve lembrar de um vazamento de informações com mais de dois anos de idade. Na época, uma série de dados sobre os rumos do Xbox One falavam sobre um suporto Project Fortaleza, criado pela mesma equipe do Kinect, que utilizaria a realidade aumentada e seus efeitos 3D para ampliar a imersão dos jogadores nos games da plataforma.
A Microsoft prometeu dar um foco maior ao mundo dos games em um evento que está acontecendo na tarde desta quarta-feira (21). A principal novidade divulgada até o momento, porém, foi o upgrade gratuito para o Windows 10, oferecido aos usuários das versões 7, 8, 8.1 e Phone do sistema operacional.