Durante o evento dedicado ao Windows 10, que está sendo realizado na tarde desta quarta-feira (21), a Microsoft anunciou que uma das funções mais elogiadas da nova geração está chegando também ao sistema operacional. A partir de agora, os jogadores poderão gravar e compartilhar cenas de gameplay de maneira mais fácil, com poucos cliques, assim como no Xbox One.
Hoje, usuários dependiam de softwares de terceiros ou placas de captura para realizar isso. Agora, tudo funcionará a partir de um app do próprio Xbox, que será nativo do sistema operacional e estará sempre gravando os últimos minutos de jogatina, assim como nos consoles.
No palco, Phil Spencer, diretor da marca, afirmou que um dos grandes aprendizados da Microsoft com seu video game é que muitos momentos fantásticos nos games acontecem espontaneamente. Assim, o ideal é ter um sistema que esteja sempre gravando o gameplay, de forma que o jogador possa “voltar no tempo” para guardar para posteridade aaquilo que acabou de acontecer.
Na demonstração ao vivo, Spencer exibiu a funcionalidade no game Sid Meier’s Civilization: Beyond Earth. A combinação das teclas Windows + G trouxe um pequeno menu à tela, com as opções de gravação acessíveis à distância de um clique. Rapidamente, ele foi capaz de salvar um clipe com os últimos momentos da partida que, mais tarde, poderiam ser compartilhados no YouTube ou em redes sociais.
O foco da Microsoft nos games com seu novo sistema operacional veio também na forma do streaming, uma opção que já vinha sendo comentada há algum tempo. Por meio do Xbox App, usuários de Xbox One poderão jogar os games da plataforma também no PC, desde que ambos estejam conectados à mesma rede.