Uma ação um tanto absurda relacionada a tecnologias registradas pode acabar causando alguns sérios problemas financeiros para a Electronic Arts. A companhia americana Knucle LLC registrou, no último dia 15 de janeiro, um processo na justiça dos Estados Unidos baseado na quebra de patentes relacionadas à atualização de jogos com estatísticas e características das partidas esportivas reais.
Para quem não sabe, essa é uma das características mais interessantes de títulos recentes da EA Sports, como FIFA 15 ou Madden NFL 15, por exemplo. A atuação dos atletas reais a cada rodada é transmitida para os games na semana seguinte, alterando a maneira como eles se comportam nas partidas virtuais.
No processo, a Knuckles afirma que essa característica é uma das principais razões para o sucesso de praticamente todos os games da produtora desde 2010. Sendo assim, ela solicita uma grande participação nos lucros obtidos com todos os games que contam com sistemas desse tipo, além de compensação pelos danos causados pela utilização irregular da tecnologia e, ainda, mecanismos legais que impeçam a EA de continuar usando a tecnologia no futuro – a não ser que, claro, ela pague royalties à criadora.
Segundo as informações da Game Informer, que conseguiu falar com um dos advogados envolvidos no caso, a companhia enviou diversas cartas registradas à EA Sports solicitando um contato e o pagamento pelo uso das funcionalidades. Todas foram ignoradas, o que obrigou a Knuckles a seguir por meios judiciais para garantir que seus direitos sejam protegidos.
A questão como um todo, porém, parece um tanto esquisita. O telefone registrado no processo, na verdade, é da residência do advogado, que se chama Andrew Hansen e diz estar associado à Knuckles como “conselheiro”. Além disso, ele explicou trabalhar para uma empresa de advocacia localizada no estado americano de Utah e que as tecnologias que fazem parte do processo, na verdade, estão registradas sob o nome de uma companhia chamada White Knuckle, que seria a dona da reclamante.
No que parece ser mais um caso de atuação de “patente trolls” – empresas pequenas que registram tecnologias vagas o bastante para que possam lucrar com processos judiciais –, o endereço registrado pela Knuckles também é casa de empresas dos setores médico, de desenvolvimento de jogos, dispositivos móveis e construção civil. Todas também possuem patentes registradas nos EUA, mas nenhuma delas possui site oficial, telefone próprio ou sedes, por exemplo.
A tecnologia de atualização de dados reais em jogos eletrônicos, especificamente, teve seu pedido de registro enviado à justiça dos Estados Unidos em 2002, tendo alguém chamado Athanasios Angelopoulos como inventor. O pedido foi renovado em 2009 e, finalmente, em setembro de 2013, a patente foi concedida para a Knuckles.
A Electronic Arts não se pronunciou sobre o assunto. O processo segue, agora, em segredo de justiça.