A redução nos preços oficiais do Xbox One e uma queda sempre constante nos valores cobrados pelo Xbox 360 levaram a um total de 6,6 milhões de consoles vendidos entre outubro e dezembro de 2014. Os números foram revelados nesta terça-feira (27) pela Microsoft e não vieram divididos entre plataformas, mas aparecem acompanhados de uma comemoração.
Segundo a fabricante, as estratégias usadas no final de ano reduziram ainda mais a distância entre o Xbox One e o PlayStation 4, seu principal rival, principalmente no mercado norte-americano. O principal destaque foi a temporada de Natal, quando a citada redução no preço foi aplicada e contribuiu para que o aparelho da Microsoft quebrasse a hegemonia do concorrente durante todo o ano passado.
Apesar do resultado ter sido comemorado, ele é menor que o registrado anteriormente. No final de 2013, a chegada da nova geração de consoles levou a vendas combinadas de 7,4 milhões de consoles da marca Xbox, um resultado que não pôde ser repetido agora, um ano depois, uma vez que o fator “novidade” já não existe mais.
Por outro lado, os bons números obtidos pelo Xbox também levaram a um aumento de 8% no faturamento da divisão de Dispositivos para o Consumidor, onde também estão incluídos smartphones, tablets e outros produtos. Apesar de fazer parte de um mesmo balaio, o console é o grande movimentador destes números e a Microsoft espera que o bom momento continue, com mais uma redução no preço e a chegada de games exclusivos para a plataforma.
No total, a Microsoft acumulou US$ 26,5 bilhões no quarto trimestre de 2014, com lucros de US$ 5,86 bilhões. Os totais representaram queda, mas a redução já era esperada devido aos esforços de reorganização e reestruturação que foram necessários após a conclusão da compra da Nokia, cuja divisão de smartphones, agora, é parte da fabricante do Windows.