Uma notícia do final desta terça-feira (27) deixou muita gente furiosa. De acordo com o produtor Michiteru Okabe, Resident Evil Revelations 2 contará com um sistema de microtransações no Raid Mode, seu extra focado no combate contra os monstros. Usando dinheiro de verdade, os jogadores poderão adquirir cristais de vida para ressuscitarem o personagem caso morram durante os combates. Sem eles, teriam que voltar para o início da fase e começar tudo de novo.
Para conter a ira dos fãs da franquia, a Capcom divulgou uma nota de esclarecimento para tornar as coisas um pouco mais claras. A empresa garante que não existirão microtransações na campanha principal, parte central de Resident Evil Revelations 2, e que os mesmos cristais de vida poderão ser obtidos por meio de desafios diários.
De acordo com a empresa, não se trata de uma opção pay-to-win. Microtransações desse tipo são usadas para garantir um progresso mais rápido para quem não tem muito tempo ou habilidade para jogar, e é exatamente isso que vale em Resident Evil Revelations 2. Os cristais de vida não serão exclusivos dos usuários pagantes nem essenciais para a experiência, com o Raid Mode podendo ser aproveitado na íntegra mesmo sem eles.
Indo além, ao site Kotaku, a empresa explicou como tudo vai funcionar. Segundo a Capcom, os cristais de vida são utilizados automaticamente assim que o personagem morrer para permitir que ele continue adiante. Os cristais obtidos pelos desafios diários são azuis, em quanto os vermelhos representam aqueles comprados pelos usuários, e essa é a única diferença entre eles. O game dará sempre prioridade para utilização do primeiro tipo, passando para os itens pagos apenas quando estes forem os únicos disponíveis.
Resident Evil Revelations 2 chega em 24 de fevereiro, dividido em episódios, com versões PC, Xbox One, Xbox 360, PlayStation 4 e PS3.