O Raptr é uma das principais redes sociais de games do mundo, mais presente entre usuários americanos, mas também bastante utilizada por brasileiros. E, durante o final de semana, foi alvo de um ataque hacker no qual emails, senhas, nomes de usuários e identidades de seus usuários podem ter sido acessadas por criminosos.
De acordo com a empresa, não houve vazamento das informações até o momento, mas os dados devem ter sido, pelo menos, visualizados pelos invasores. Por isso, ela está pedindo que todos modifiquem suas senhas de acesso e, acima de tudo, façam o mesmo com outros serviços nos quais utilizem os mesmos logins, emails ou senhas.
É esse, por sinal, o grande objetivo por trás de invasões a serviços como o Raptr. Eles não lidam com informações bancárias ou pessoais, mas podem servir para que os hackers obtenham uma lista de dados que, estes sim, sirvam para acessar plataformas desse tipo, como serviços de email, redes sociais ou contas de hospedagem de arquivos na nuvem. Por isso a indicação de sempre modificar as senhas para acesso em casos como estes.
Mas o ideal mesmo é nunca utilizar a mesma senha em mais de um serviço, justamente para evitar que uma brecha em um signifique a mesma coisa em todos eles. Por isso, fica aqui mais uma vez a dica: se você tem uma conta na rede social, é melhor modificar suas credenciais de acesso a ele e outros que utilizem os mesmos dados.
O Raptr até possui um sistema de recompensas em que dados pessoais dos usuários são utilizados, mas este, de acordo com o CEO Dennis Fong não foi comprometido. A funcionalidade exige que os usuários usem autenticação em duas etapas e, por isso, permanece protegida de acessos por terceiros.