Final feliz para os jogadores de Far Cry 4, Assassin’s Creed Unity e outros games da Ubisoft, que tiveram as chaves de seus games recentes desativadas por serem fraudulentas. Nesta segunda-feira (02), a empresa afirmou que vai restabelecer o acesso dos jogadores aos títulos adquiridos em sites considerados irregulares, desde que, claro, tais chaves tenham sido ativadas e utilizadas pelo menos uma vez por eles.
Após investigação, a Ubisoft descobriu que as keys vendidas por sites internacionais como Kinguin e G2Play foram adquiridas por meio de cartões de créditos clonados. O problema ocorreu devido a uma falha de segurança no Origin, o serviço de distribuição da Electronic Arts, que permitiu as compras e entregou, efetivamente, os jogos que, mais tarde foram revendidos.
Os trabalhos também descartaram a hipótese de que as chaves teriam sido obtidas de maneira legítima, mas em versões regionais de lojas online com moedas mais fracas. Dessa forma, revendedores seriam capazes de obter as chaves por valores abaixo do normal, comercializando-as novamente em países em que o preço é mais alto.
Trata-se de uma decisão, no final das contas, para preservar os interesses dos jogadores, por mais que as empresas que os venderam os títulos tenham agido de maneira irregular. Por isso mesmo a decisão de restabelecer o acesso apenas aos games que já haviam sido efetivamente jogados. As outras chaves, estejam elas ainda à venda ou apenas armazenadas por seus compradores, não são mais válidas e continuam bloqueadas.
A Ubisoft diz estar trabalhando junto à Electronic Arts e outros varejistas virtuais para garantir que problemas do tipo não aconteçam mais. E, aos usuários, deu as mesmas recomendações da última semana. O ideal é evitar a compra por meio de terceiros e preferir a utilização de lojas certificadas, como o Steam, ou marketplaces oficiais das desenvolvedoras, como é o caso do uPlay, gerenciado pela desenvolvedora francesa.
Em resposta às acusações originais da Ubisoft, tanto a Kinguin quanto a G2Play afirmaram que não possuem controle sobre a procedência das chaves vendidas por seus representantes e que estão prestando todo o suporte aos jogadores afetados. A primeira loja, especificamente, disse já ter distribuído mais de US$ 160 mil em reembolsos devido ao cancelamento de mais de 1.500 chaves não apenas de Far Cry 4 e Assassin’s Creed Unity, mas também de The Crew e Watch Dogs.
A ideia, além disso, é sempre desconfiar de valores muito abaixo dos normais. Se um game, na semana de lançamento, aparece sendo vendido por preços mais do que 50% abaixo dos oficiais, é melhor desconfiar para evitar dor de cabeça no futuro.
Com informações da Game Informer.