Uma dinâmica cada vez mais comum em lançamentos cross-gen também será verdadeira em Rise of the Tomb Raider. A Crystal Dynamics revelou que a versão Xbox 360 do game não será desenvolvida por ela, e sim, pela Nixxes Software, que será responsável pelo trabalho de adaptação do título para a velha geração.
A ideia, de acordo com o diretor da Square, Darrell Gallagher, é permitir que a produtora trabalhe sem limitações. O Xbox One será a plataforma padrão da Crystal Dynamics durante os trabalhos com Rise of the Tomb Raider e a distribuidora não quer nem que ela “pense” no Xbox 360 durante esse processo. A responsabilidade disso, então, está nas mãos da Nixxes, que já tem experiência com os games da franquia Tomb Raider.
A desenvolvedora é velha parceira da Square e já trabalhou na conversão de Tomb Raider para a nova geração, além de games como Thief, Hitman: Absolution e Deus Ex: Human Revolution. A empresa foi chamada para trabalhar em Rise quando, por iniciativa própria, criou uma demonstração técnica do que seria capaz de fazer, o que acabou resultando na confirmação de uma versão para a velha geração.
Para a Square, trata-se de privilegiar os jogadores que ainda estão no Xbox 360. A empresa afirma que mudanças de plataforma levam tempo e que, por mais que os novos aparelhos deem mais espaço para novidades e melhorias, não é justo esquecer do passado tão rapidamente.
Inicialmente, Rise of the Tomb Raider será um exclusiva temporário, chegando ainda neste ano apenas para Xbox One e Xbox 360. O contrato com a Microsoft, porém, é temporário e só Deus sabe o que pode acontecer depois que ele chegar ao final.