A revitalização dos personagens clássicos da SEGA pode até ter dado certo na TV, mas nos games, não funcionou muito bem. Em um destaque bastante negativo de seus relatórios financeiros, a SEGA afirmou que apenas 490 mil cópias de Sonic Boom teriam sido vendidas, em um total que combina as edições Wii U e 3DS do título e configura o pior lançamento de um jogo do ouriço veloz.
Na verdade, nem mesmo essa afirmação pode ser correta, com os números possivelmente sendo ainda menores. Em suas declarações, a SEGA usou a palavra “shifted”, que poderia ser traduzida mais ou menos como “movimentou”. Ou seja, as 490 mil cópias citadas não necessariamente indicam o total vendido, e podem se referir, na realidade, ao total de unidades enviadas para as lojas, indicando baixíssima demanda pelo game.
Seja como for, a baixa procura de jogos para consoles foi, justamente, a razão que a levou a modificar seu foco e decidir investir mais em games online e para celular. Entre abril e dezembro de 2014, a SEGA gastou US$ 210 milhões com desenvolvimento de títulos, mais US$ 73 milhões em publicidade. Ambos são números que representam alta, mas que não se refletiram em um crescimento no faturamento. Serão 50 jogos lançados no período, mas expectativa de “apenas” 5,4 milhões de cópias vendidas, um total bastante baixo.
Alien: Isolation foi considerado um ponto fora da curva, já que, sozinho, contribuiu com 1,76 milhão de unidades vendidas. Football Manager, por outro lado, deixou seu status de “sempre lucrativo” para apresentar queda nas vendas, assim como o Wii U, aparelho que apresentou a menor performance entre todos.
O resultado disso foram lucros de US$ 18 milhões entre outubro e dezembro de 2014, um valor considerado extremamente baixo pela SEGA e que mais do que confirmou a necessidade de uma reestruturação. Os custos envolvidos nesse movimento, porém, devem resultar em um prejuízo de US$ 110 milhões no final do atual ano fiscal, que acaba em 31 de março.