Uma empresa que parece estar deixando de lado os problemas do passado e rumando para um futuro bonito. Foi essa a aparência da Nintendo durante uma conferência com investidores nesta terça-feira (17), onde exibiu desempenho “excepcional” de praticamente todos os seus produtos, principalmente, o Wii U e o novo Nintendo 3DS, além dos Amiibos..
Os resultados foram apresentados pelo CEO da empresa, Satoru Iwata, e já foram abertos com um aumento de 200% nas vendas de Wii U. Ele próprio é um dos responsáveis pelo plano de redirecionamento da companhia e mostrou que o lançamento de Mario Kart 8, em maio, e Super Smash Bros. no final do ano foram grandes responsáveis pelo crescimento, que pôde ser sentido em todas as regiões, mas principalmente, no Japão.
Enquanto isso, deste lado de cá do mundo, foi motivo de comemoração as 335 mil unidades do Novo Nintendo 3DS vendidas apenas na primeira semana de lançamento. O total, segundo a companhia, é quase três vezes maior do que o obtido pelo console original – ou sua versão maior – em suas chegadas às lojas, mostrando o acerto da estratégia da empresa, bastante criticada na época de seu anúncio.
Os Amiibos também vêm tendo boa performance e, até o final de janeiro de 2015, mais de 5,7 milhões de unidades dos bonecos já haviam sido vendidos em todo o mundo. Mais do que isso, os itens se tornaram artigos de colecionador, o que levou alguns personagens a sumirem muito rapidamente das lojas e acabarem sendo revendidos por preços altíssimos por meio de sites de leilão.
Segundo Iwata, a Nintendo não imaginou que isso aconteceria e prometeu tomar atitudes para conter esse movimento, relançando figuras bastante populares e garantindo um estoque que esteja de acordo com a demanda, e não tão abaixo dela. Há algum tempo, a companhia já havia anunciado um relançamento do Amiibo de Marth, um dos primeiros a sumir das prateleiras, e agora, parece que mais movimentos do tipo estão a caminho, para desespero daqueles que esperavam ganhar uma grana em cima da vontade dos colecionadores.
Link foi o protagonista mais vendido em todo o mundo e 63% do total de Amiibos vendidos em todo o mundo está concentrado nos Estados Unidos e Canadá, territórios que a “Big N” já sabia que seriam fortes nesse quesito. Agora, a companhia espera ainda mais sucesso, com a chegada de Mario Party 10 e uma nova geração de personagens baseados na franquia Mario, só que com poses e funções diferentes dos originais, baseados em Super Smash Bros.
As vendas de games digitais também foram assunto de uma nota positiva, com 17% de crescimento em 2014 e ¥ 21,1 bilhões arrecadados. O aumento, aqui, também foi maior nos Estados Unidos, mas a expansão abaixo da registrada por qualquer outra empresa do mercado mostra que a Nintendo ainda tem um longo caminho a seguir quando o assunto é sua rede online e a venda de games por meio dela.
As expectativas, no final das contas, são boas para o fim do atual ano fiscal, que termina em 31 de março. Apesar de já ter reduzido suas expectativas de lucro, a Nintendo espera fechar o período com pequenos lucros, pela primeira vez, em alguns anos. E se os resultados atuais vieram para ficar, não deve demorar para que a companhia deixe mesmo para trás as notícias negativas da história recente.