A ideia de que o Nintendo 3DS está cada vez mais próximo de um smartphone do que de um console parece estar funcionando bem na cabeça da “Big N”. Pelo menos, é isso que provam medidas como o lançamento do Novo Nintendo 3DS e, agora, a chegada de Pokémon Shuffle, título que aposta no carisma dos monstrinhos para iniciar a oferta de games free-to-play para o portátil.

Disponível para download sem custos por meio do eShop, o título usa um conceito semelhante ao de Candy Crush, pedindo que o jogador complete puzzles baseados em cores para ganhar mais experiência, moedas e personagens. Ao mesmo tempo, ele também traz o mesmo estilo de monetização do jogo mobile, com “vidas” que são renovadas ao longo do tempo ou, então, por meio de dinheiro de verdade.

Ao longo das fases, é possível capturar Pokémons ou fortalece-los para as batalhas que vêm adiante. Itens como moedas e joias servem para esse fim, e também podem ser adquiridos com dinheiro de verdade caso o jogador esteja tendo dificuldade em passar de uma determinada fase ou queira acelerar seu progresso. Apesar disso, a Nintendo deixa claro que essa é a única vantagem do uso de moedas reais, já que, pelo menos por enquanto, não existem itens exclusivos para os usuários pagantes.

É uma dinâmica que vem levantando críticas por parte da imprensa especializada, mas ao mesmo tempo, não é nada de novo em termos de jogos para consoles, apesar de estar fazendo sua estreia no Nintendo 3DS. A ideia da empresa, aqui, é testar um novo modelo de monetização que pode vir a ser aplicado no futuro em títulos de suas grandes franquias. Resta saber, então, até que ponto as reclamações realmente se converterão em fracasso da proposta – ou não, o que é mais provável.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)