Em meu coração, a empresa já estava morta e enterrada, mas agora, ela também está assim no mundo real. Na notícia triste desta quarta-feira (04), porque esse dia maldito nunca pode ser legal, a Electronic Arts anunciou o fechamento da Maxis, uma das desenvolvedoras mais antigas ainda em atividade. A empresa foi a responsável por clássicos como The Sims, Sim City e Spore.
Apesar de toda essa bagagem e de ter, praticamente, definido o mundo dos simuladores por duas vezes, ela vinha amargando críticas e problemas em seus jogos mais recentes. O novo Sim City, por exemplo, chegou cheio de falhas nos servidores que impediram muita gente de jogar, enquanto The Sims 4 veio com a notável ausência de piscinas e outros atributos que os fãs consideravam essenciais para a experiência. Tudo isso gerou ainda mais atrito em uma companhia que já vinha se batendo desde a saída de Will Wright, seu fundador, em 2009.
Agora, o desenvolvimento de DLCs do quarto game dos humanos controláveis e eventuais novos títulos da franquia de simuladores passam a estar sob a responsabilidade de outros estúdios da EA. Os escritórios da Maxis na cidade de Emeryville, nos EUA, serão fechados e os funcionários poderão deixar a empresa ou, então, assumirem outras posições de trabalho dentro dela.
Ao confirmar o fechamento, a EA deixou claro que a mudança não afeta os planos de expansões e conteúdos adicionais para The Sims 4, nem novos games em desenvolvimento. A notícia foi lamentada nas redes sociais por desenvolvedores e entusiastas, justamente por marcar a morte de mais um grande marco na história dos games.
A Maxis foi fundada em 1987 por Will Wright e Jeff Braun. Dois anos depois, lançou seu primeiro game, SimCity, reconhecido até hoje como um dos melhores simuladores de todos os tempos. Em 1997, a desenvolvedora foi comprada pela EA, uma das grandes financiadoras dos dois sucessos seguintes da produtora, The Sims, de 2000, e Spore, de 2008.
Com informações do Polygon.