Que a Sony ama os desenvolvedores independentes todo mundo sabe. Mas agora, a empresa parece estar cada vez mais disposta a incentivar a cultura e a produção de títulos localmente, com o Brasil sendo um dos principais focos desse esforço entre os estúdios de desenvolvimento e a gerência da empresa como um todo.
Essa foi a mensagem passada por Mike Foster, gerente de contas da companhia para a América Latina, segundo o site Convergência Digital. Presente no DASH Games, evento voltado para a indústria local que está acontecendo dentro do BITS, em Porto Alegre, o executivo afirmou que a Sony está cada vez mais em busca de jogos que transmitam a cultura local de seus países de origem para ingressarem no programa de incubação da empresa.
Ele cita o recente lançamento de Chaves Kart, título desenvolvido pela colombiana Efecto Studios e com lançamento marcado para PlayStation 3, Vita e Xbox 360. No Brasil, inclusive, seu lançamento vai contar com a presença de Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga no clássico seriado, em um evento que acontece nesta quinta (15).
E falando sobre propostas nacionais, Foster se mostrou bastante impressionado com Aritana e a Pena da Harpia, que acabou sendo o primeiro jogo brasileiro a entrar para o programa de incubação da Sony. O título foi vencedor do BIG (Brazil’s Independent Games Festival, realizado em São Paulo) e é obra da Duaik Studio.
Com duração mínima de dois anos, que podem ser estendidos caso o trabalho necessite, o projeto prevê a entrega de kits de desenvolvimento para os produtores independentes e apoio total por meio de um portal dedicado. Para serem escolhidos, porém, os produtores precisam ter empresa registrada e mandar um email para developer_incubation@playstation.sony.com com suas propostas de jogos.