Em nossas transmissões ao vivo, sempre comentamos sobre o quanto o YouTube, em termos de estabilidade e qualidade, é melhor para as lives do que o Twitch, apesar de ter menos opções de moderação e comunidade. Parece que o Google também sabe disso e, nesta sexta-feira (12), anunciou o lançamento do YouTube Gaming, sua nova plataforma para conteúdo de jogos.
Com aplicativos e versão web dedicadas, a novidade vai permitir que os fãs tenham um acesso mais direto aos games na plataforma, seja por meio de títulos, criadores de conteúdo ou transmissões ao vivo que estão sendo realizadas naquele momento. A ideia é deixar o YouTube com uma cara mais dedicada ao segmento e de uma maneira que, em muitos aspectos, lembra até mesmo o Twitch.
Com lançamento marcado para os próximos meses, o YouTube Gaming vai contar com dezenas de milhares de páginas dedicadas a games específicos. Nelas, o fã poderá encontrar os melhores vídeos sobre o assunto, ver transmissões ao vivo que estão rolando naquele momento, receber recomendações e falar diretamente com os criadores de conteúdo e desenvolvedoras.
Para quem trabalha, como a gente, virão também novas formas de engajar com os fãs, não precisarão mais abrir eventos para realizar lives e, a melhor mudança de todas, ferramentas avançadas de moderação e redução de latência para o chat. Como sempre, o Google vai contar com a parceria dos canais para entregar “a experiência que os jogadores merecem”. Por isso mesmo, a solução foi construída do zero para atender às necessidades desse público.
A iniciativa marca, ainda, um foco renovado do Google no mundo dos games. O anúncio, feito às portas da E3 2015, não é coincidência. Neste ano, também, o YouTube realizará, pela primeira vez, sua própria cobertura da feira, com a apresentação de Geoff Keighley e presença de desenvolvedores e produtores de conteúdo.
Inicialmente, o YouTube Gaming estará disponível para canais e usuários dos Estados Unidos e Reino Unido. Depois, aos poucos, será liberado em outros territórios, mas ainda não existe uma previsão para o Brasil.