Em sua conferência focada na América Latina, a Sony anunciou uma novidade que é bastante agradável para todos nós: o PlayStation 4, finalmente, será produzido no Brasil. Com suporte, assistência técnica e todo o apoio local, as primeiras unidades nacionais devem chegar às lojas já em outubro deste ano, “fabricado por brasileiros para brasileiros”, nas palavras de Anderson Gracias, diretor da Sony no país.
E o preço, que é a informação que todos querem saber? Nada foi revelado no palco da conferência, mas depois, em entrevista à Folha de S.Paulo, o executivo disse que a queda será bastante significativa e que o valor das unidades nacionais será competitivo àquele cobrado no mercado cinza. Com a recente alta do dólar, é possível encontrar o PS4 por valores de cerca de R$ 2 mil, com variações para mais e menos, e de acordo com Gracias, a ideia é deixar o preço oficial próximo a isso.
Para garantir a fabricação por aqui, a Sony se uniu à Flextronics, na Zona Franca de Manaus, e terá todas as suas peças importadas da China. Trata-se, então, apenas de um processo de montagem, como o que acontece com o Xbox One, por exemplo. O PS3, por outro lado, tem peças feitas por aqui, o que acabou garantindo benefícios e isenções fiscais para que a Sony pudesse trazer, também, o PlayStation 4.
O foco na chegada oficial ao Brasil, claro, é o Dia das Crianças e a temporada de Natal, datas em que a venda de video games cresce bastante por aqui. O objetivo é aumentar as vendas e a presença do PlayStation 4 por aqui, apesar de Gracias ter citado esse efeito como uma consequência, e não o objetivo final. A ideia, de acordo com ele, é dar um maior suporte aos jogadores e, como foi um dos temas da Sony durante toda a E3, dar aos fãs a experiência que eles merecem.