Apesar de “milhões”, “bilhões” e “bazingões” terem sido as palavras mais repetidas pelo CEO Yves Guillemot durante a apresentação dos resultados financeiros da Ubisoft, todos os números estrambólicos não foram capazes de sustentar os ganhos impressionantes da empresa. Em relação ao ano passado, as vendas caíram cerca de 18%, uma redução causada, principalmente, pelo menos número de grandes lançamentos registrados ao longo de 2013.
Apesar de ter obtido US$ 1,4 bilhão em vendas, no fim das contas, a Ubisoft fechou o ano com perdas na casa dos US$ 68 milhões, apesar das boas vendas dos títulos da empresa. Seguno Guillemot, custos de operação e desenvolvimento de jogos, bem como aquisições de novos estúdios de produção e ações da Gameloft foram os responsáveis pelas perdas, que contrastam com os lucros de US$ 95 milhões registrados no ano passado.
Os resultados ficaram abaixo do que era esperado por analistas e pela própria companhia, mas apesar disso, ela considerou o último ano fiscal extremamente favorável no que toca a repercussão e qualidade dos jogos lançados. O destaque especial foi dado para Assassin’s Creed IV: Black Flag, que marcou a estreia da companhia na nova geração, e South Park: The Stick of Truth, que foi aclamado pela crítica.
O segmento de vendas digitais também recebeu comentários positivos e foi responsável por 19% das vendas de games da Ubisoft entre abril de 2013 e março de 2014. Guillemot também comemorou a marca de 10 milhões de downloads em um único mês para Trials Frontier, jogo que constituiu o maior lançamento mobile da Ubisoft até agora.
A expectativa, agora, é que o atual ano fiscal leve a Ubisoft de volta a registrar lucros na casa dos dois dígitos. Títulos como Watch Dogs, Assassin’s Creed: Unity – além de um novo game da série previsto para o fim do ano – e The Crew serão os grandes motores para que esse resultado seja alcançado.