Se você está na beira dos 30 anos como eu, “Jurassic Park” deve ter sido uma parte integrante da sua infância. Eu também quis ser um paleontólogo, também colecionei os fascículos da revista Dinossauro – tenho até hoje o esqueleto de Tiranossauro que brilhava no escuro – e fui a inúmeras expo dinos em minha cidade. O primeiro filme é uma entidade, parte integrante da cultura pop e com importância indiscutível.

Apesar de todo esse status, sua presença no mundo dos games não é muito profunda. Em 1993, a indústria dos jogos não era tão avançada como hoje, e a febre dos dinossauros, infelizmente, não se refletiu em tantos títulos assim. O próprio “Jurassic Park” e suas sequências, claro, renderam várias adaptações, mas tirando uma ou outra, não há muita coisa que realmente se salve.

Nesta lista, cito seis bons jogos que beberam, nem que seja apenas um pouco, da fonte de “Jurassic Park” e suas sequências. Um incentivo a mais para jogá-los, caso você seja fã dos dinos, como se a qualidade dos títulos em si já não fosse motivo suficiente para isso. Além disso, mantenho a esperança de “Jurassic World” reviva a chama dos dinossauros na cultura pop e traga, com ele, bons games com as criaturas.

Recomenda-se ligar o player antes de começar a ler a lista 😉

Medal of Honor (1999)

Medal of Honor

Aqui, não apenas a fonte é a mesma, como também o criador. O game para o primeiro PlayStation foi uma das primeiras empreitadas de Steven Spielberg no mundo dos games, um meio pelo qual ele tem grande carinho. Para se ter uma noção, ele também foi o roteirista de The Dig, clássico da LucasArts, e foi o criador do ótimo Boom Blox.

A referência, aqui, é mais um extra do que qualquer outra coisa. Um Velociraptor chamado Steve poderia ser habilitado como personagem jogável no modo multiplayer do título, bastando digitar a sequência SSPIELBERG na caixa de password. Estranhamente, porém, não consegui achar nenhuma imagem do extra de Medal of Honor para colocar neste texto.

Tomb Raider: Anniversary

Meio remake meio reimaginação do primeiro jogo de Lara Croft, o título desenvolvido pela Crystal Dynamics faz uma boa mistura entre o estilo clássico e as novidades da época. E, como no original, conta com momentos em que os dinossauros surgem como ameaça. Aqui, para introduzir o T-Rex, a empresa decidiu emular uma das cenas mais clássicas de “Jurassic Park”.

Como no filme, o grandão aparece em uma batalha com os Velociraptores, inclusive lançando um deles sobre uma pilastra, assim como acontece no Centro de Visitantes da Ilha Nublar. Ao contrário do longa, porém, os dinossauros menores, aqui, fogem do Tiranossauro, o que obriga Lara Croft a fazer o mesmo. Após uma sequência de QTEs, porém, ela está sozinha para enfrentar o monstrengo.

Dead Space 2

Ao desenvolver o segundo game de uma franquia que, por muito tempo, foi considerada um dos grandes bastiões do Survival Horror, a Visceral Games se inspirou diretamente nos Velociraptores de “Jurassic Park”. Os Stalkers, um dos necromorfos enfrentados no game, têm comportamento semelhante aos dos dinossauros.

Atacando sempre em grupos, os monstros se aproximam sorrateiramente, tentando flanquear a presa. O uso de táticas de distração é até mesmo de um dos membros do bando como isca também é bastante comum, da mesma forma que acontece no filme.

A conquista desbloqueada na primeira vez que se encontra um grupo de Stalkers, chamada “Clever Girls”, é outra referência direta a “Jurassic Park”. A frase, que em inglês significa “garota esperta”, é também a última coisa que o caçador Robert Muldoon diz antes de virar almoço em um ataque de Velociraptores.

Batman: Arkham City

Aqui, temos mais uma referência ao combate final de “Jurassic Park”. No segundo game do Homem-Morcego, o protagonista passa pelo museu de Gotham em uma missão de resgate a Mr. Freeze, que pode ser o responsável pela cura do Titan, a toxina com a qual o Coringa está infectado, e usada para atacar também o Batman, de forma a obrigá-lo a agir.

Logo no começo do trecho, a Rocksteady faz uma tentativa de jump scare com um animatrônico de Tiranossauro, colocado em uma das salas principais do museu. O design do dinossauro é similar à criatura clássica levada aos cinemas por Steven Spielberg, e sua posição final também lembra a imponente postura dos momentos derradeiros de “Jurassic Park”.

Temos, ainda, uma autoreferência aqui, como foi lembrado pelo Leonardo Afonso. O dinossauro-robô é uma lembrança de uma das histórias mais bizarras do Homem-Morcego, quando ele e Robin são convidados a visitar uma ilha com animais animatrônicos. Bandidos acabam se apossando das criaturas e a Dupla Dinâmica acaba em um confronto contra o T-Rex, que mais tarde, é levado como memorabília para a Batcaverna.

Dino Crisis

Dino Crisis: O que não pode faltar em um possível reboot?

Aqui, a referência não apenas é óbvia, mas também declarada. Em diversas entrevistas, Shinji Mikami, o criador do game, afirmou que uma de suas grandes ideias era trazer para jogadores o mesmo tipo de caos do filme de Spielberg. O resultado disso foi um dos grandes jogos de terror do PlayStation, baseado diretamente na engine de Resident Evil. Uma série, infelizmente, esquecida pela Capcom.

A inspiração mais óbvia aqui, claro, é o design dos dinossauros, bastante similar ao visto nos filmes – alguns efeitos sonoros, inclusive, são exatamente os mesmos do cinema, mas modificados digitalmente para não serem tão parecidos assim. O comportamento de Tiranossauros, Velociraptores e outras criaturas também é similar, e a localização das duas aventuras não é coincidência: em ambas, tudo acontece em uma ilha isolada do mundo, onde os animais voltaram a viver.

Referências claras a “Jurassic Park” também são feitas em Dino Crisis, trazendo uma sintonia interessante entre os universos. Logo no primeiro título, por exemplo, Rick, um dos companheiros da protagonista Regina, afirma que estão passando por uma situação “como a daquele filme”. A presença da obra de ficção no mundo do game se transforma em mais um fator de incredulidade quando o time se vê, efetivamente, diante dos dinossauros.

Há quem diga, inclusive, que esse caminho de referências se inverteu. Em “Jurassic Park III”, o primeiro personagem a morrer pelos dentes de um Tiranossauro se chama Cooper, o mesmo nome do coitado que aparece ainda na intro de Dino Crisis, virando almoço do mesmo dinossauro. Além disso, vale lembrar ainda a patética luta entre o bicho e o Espinossauro, no filme, que pode ter sido inspirada pelo combate entre a mesma criatura e um Giganotossauro, em Dino Crisis 2. Em ambos os casos, o T-Rex acaba derrotado.

The Last of Us

The Last of Us

Estou literalmente desolado por ter me esquecido originalmente, nesta lista, de uma das cenas mais belas de um dos melhores jogos de todos os tempos. Quase no final de The Last of Us, quando Joel e Ellie estão quase chegando ao destino, eles dão de cara com um grupo de animais selvagens, de um zoológico próximo. E, em um momento muito bonito, têm um contato direto com uma girafa.

A cena ecoa diretamente a Jurassic Park, no momento em que Alan, Lex e Tim encontram um grupo de braquiossauros. A cena, no filme, é extremamente contemplativa e acontece pouco após o terror absoluto do primeiro ataque do T-Rex. Mais ou menos a situação de The Last of Us, na qual os protagonistas, depois de passar pelo inferno, se aproximam do final de suas jornadas e têm um vislumbre de esperança.

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