Existe um bocado de bandas e artistas que trabalham única e exclusivamente com game music. Seja levando temas clássicos para outros instrumentos, trabalhando com remixes ou trazendo novas ideias, porém, poucos grupos têm uma ideia tão inventiva e diferente quanto o The Megas, que pega uma trilha sonora já bastante reconhecida e a transforma completamente, ao mesmo tempo em que mantém a sua base original.
Pode ser uma maneira exagerada de definir o grupo de Los Angeles, mas também seria a mais acertada: se alguém fosse produzir um musical de Mega Man para os cinemas ou os palcos da Boradway, as composições teriam que ser dos The Megas. Infelizmente, ainda não chegamos a tal patamar, e o robozinho azul anda meio abandonado, mas no mínimo, é divertido imaginar como seria.
Em seu álbum de estreia, Get Equipped, de 2008, seguimos a odisseia completa do protagonista pelas fases e inimigos de Mega Man 2. Cada chefe de fase ganha sua própria personalidade e tem suas motivações, com músicas baseadas no tema de cada estágio. O mesmo vale também para personagens como Dr. Light, que aparece em uma mensagem motivacional que abre o álbum, ao som de uma versão estendida do tema de seleção de inimigos.
Desde então, foram quatro álbuns lançados e participações em grandes eventos como o Video Games Live, Penny Arcade Expo e MAGfest, sempre com shows lotados e clima de espetáculo ou vazios e com um teor bastante intimista. Nessa última, inclusive, a banda é presença carimbada, tocando quase que anualmente.
O ideal, como sempre, é começar pelo começo. A obra-prima do The Megas é efetivamente seu primeiro álbum, Get Equipped, que também traz as canções mais reconhecíveis de todas. É difícil escolher uma favorita aqui, mas se eu tiver mesmo que fazer uma indicação, diria para você iniciar sua experiência ouvindo “The Message from Dr. Light”, uma carta do cientista (porque não pai?) ao robozinho que está prestes a partir em batalha, ou “Metal Dance”, que vai grudar na sua cabeça por muito tempo.
Além disso, a banda, mais de uma vez, foi cotada para criar a trilha sonora de novos jogos do Mega Man, em uma das inúmeras tentativas canceladas da Capcom de fazer isso. O grupo, por exemplo, estava cotado para criar algumas faixas de Mega Man 9, um dos jogos mais recentes do personagem, e também teve músicas nos trailers do cancelado Mega Man Universe. Não se sabe se vão rolar novas parcerias com a própria Capcom.
Além de Get Equipped, o The Megas têm uma dupla de lançamentos baseados em Mega Man 3, os álbuns History Repeating: Blue, de 2012, e sua sequência, com o subtítulo Red, de 2012. Além disso, um álbum acústico, Get Acoustic, foi lançado em 2010 com versões do disco inicial para o violão. Não carrega a mesma epicidade do lançamento original, mas vale pela curiosidade.
Tem tudo no Spotify, e pelo que pesquisei aqui, também em outros serviços como o Deezer e o Google Play Music. Além disso, dá para achar facilmente diversas apresentações ao vivo na íntegra ou trechos de shows gravados no YouTube, que dão uma boa dimensão da banda e do som que eles produzem. Vale a pena, principalmente se você for fã do renegado personagem. Sdds Mega Man.