A cada novo episodio, Life is Strange vem se firmando como um dos melhores jogos do ano. E a razão para isso é muito simples: a Dontnod conseguiu criar uma história excelente baseada apenas na interação entre seus personagens. Por mais que haja todo um mistério envolvendo o desaparecimento de Rachel Ambers e uma série de fenômenos bizarros acontecendo na cidade, é a forma como os relacionamentos humanos se desenrolam que é o grande charme do game.
Com esse foco na própria trama, não é difícil imaginar como seria um filme de Life is Strange chegando aos cinemas. A mesma estrutura poderia ser mantida sem grandes adaptações, já que a própria jogabilidade é feita para dar destaque à narrativa e até mesmo alguns dos puzzles poderiam ser levados para as telonas para demonstrar o poder de Max.
Assim, o maior desafio ficaria mesmo por conta do elenco. Afinal, uma das coisas que mais empolga os fãs é ver atores que realmente se parecem com os personagens. Como o jogo tem uma pegada bem realista, nem é preciso investir muito em maquiagem para isso.
E, para dar uma ajudinha a Hollywood caso eles queiram um dia fazer um filme dessa beleza chamada Life is Strange, eis as nossas sugestões de atores para os papéis principais.
Max Caulfield (Lily Collins)
O maior desafio de encontrar uma Max é que ele é absurdamente comum. A protagonista do game poderia ser aquela sua vizinha, a menina com quem você pega ônibus todos os dias ou até a ex-namorada do seu primo lá de Piracicaba — isso sem falar que a idade é algo importante, já que não faz sentido pegar uma atriz de 30 e poucos anos pra viver uma adolescente.
Assim, uma boa aposta seria Lily Collins. A filha do cantor Phil Collins pode não ser nenhuma grande estrela de Hollywood e até aparentar ser um pouco mais velha do que a Max que vimos nos jogos, mas não há como negar que ela realmente pode se encaixar muito bem como a jovem deslocada socialmente que controla o tempo.
E, sejamos francos: não é preciso ser nenhuma ganhadora do Oscar pra viver a adolescente. Assim, a garota que já viveu a Branca de Neve em Espelho, Espelho Meu só precisaria de um figurino parecido, uma maquiagem para deixá-la com cara de pessoa normal e pronto.
Chloe Price (Saoirse Ronan)
Se o visual de Max é o mais comum dentro de Life is Strange, Chloe vai no sentido completamente oposto. A jovem de cabelo azul é única tanto em sua aparência quanto em seu comportamento explosivo, o que faz com que a escolha de sua atriz seja um pouco mais delicada. Por sorte, temos Saoirse Ronan para salvar nossas vidas.
A garota já mandou muito bem nos cinemas com O Grande Hotel Budapeste e Um Olhar do Paraíso, o que significa que ela deve aguentar bem as pontas como a jovem problemática de Arcadia Bay. Então seria apenas pintar seu cabelo de azul, colocar umas roupas mais estilosas e algumas tatuagens e pronto.
Rachel Amber (María Valverde)
Até agora, a gente não viu Rachel em nenhum dos episódios, mas a garota segue como um dos personagens centrais para a trama de Life is Strange. A garota desaparecida que dá início a todas as reviravoltas do jogo é descrita quase como uma mulher perfeita, sendo linda, querida por todo mundo e, por isso, precisa ser alguém acima da média.
Por isso, uma boa aposta é a espanhola María Valverde. Apesar de boa parte de sua carreira ter sido no cinema europeu, ela apareceu em Êxodo: Deuses e Reis e mostrou não apenas ser linda — como se espera de uma Rachel — como também é uma excelente atriz. Não que ela precise aparecer muito no filme.
Victoria Chase (Emma Watson)
Aqui nem precisa muita explicação. Desde que Victoria apareceu pela primeira vez no jogo para infernizar a vida de Max, todo mundo viu o quanto o seu visual é idêntico ao da atriz Emma Watson. Assim, nem seria preciso fazer muito malabarismo para que a eterna Hermione se transforme na patricinha de Blackwell Academy.
Professor Mark Jefferson (David Tennant)
Ok, a gente está acostumado a ver o David Tennant com cara de idiota graças ao seu papel em Doctor Who, mas isso não quer dizer que ele não consegue fazer um personagem sério como Mark Jefferson. O professor de fotografia de Blackwell Academy é um cara mais velho, mas com aquela pose de intelectual e moderninho ao mesmo tempo que se encaixa no estilo do ator.
Assim, o maior desafio do Tennant no papel seria manter a seriedade e não ficar com aquela cara de louco que ele gosta de fazer.
Kate Marsh (Dakota Blue Richards)
E Dakota Blue Richards é uma boa aposta nesse sentido. Embora sua maior participação em Hollywood seja com o fétido A Bússola de Ouro, ela tem todos os atributos necessários para ser a nossa Katie. Afinal, ela é bonita o suficiente para atrair nossa atenção, mas consegue passar despercebida se for escondida por trás de um visual um pouco mais conservador.
Em termos de atuação, bastaria ser alguém introspectivo e isolado para nos convencer de que tem algo errado por ali.
Nathan Prescott (Andrew Garfield)
O riquinho que é praticamente dono de Blackwell precisa ser alguém jovem, enérgico e que realmente possa ser tão instável quanto popular. E quem melhor do que Andrew Garfield, que já foi desde o Homem-Aranha da nova geração até o brasileiro Eduardo Saverin em A Rede Social?
Em termos visuais, os dois são bem parecidos, bastando colocar uma jaqueta de colégio em Garfield para ele voltar a parecer um estudante universitário maluco.
Warren Graham (Logan Lerman)
Embora seja sempre muito tentador colocar o Michael Cera no papel de nerd perdedor, dessa vez o posto fica com Logan Lerman. O garoto ficou conhecido por ser o Percy Jackson naquele filme que ninguém viu e atér chegou a ser cogitado para ser o Homem-Aranha, mas conseguiu no máximo ser escalado para esse nesse filme de mentira.
E, para ser um Warren de respeito, não é preciso fazer muita coisa além de ficar correndo atrás de alguém que você não quer, ficar na friendzone e mandar umas mensagens nas horas mais inoportunas possíveis.
Frank Bowers (Norman Reedus)
Um traficante com cara de red neck que parece ser um cara perigoso, mas que acaba sendo uma ajudada importante na sua investigação? A descrição se encaixa tanto para Frank quanto para o personagem de Norman Reedus em The Walking Dead. Assim como aconteceu com Emma Stone, Reedus parece ter sido usado como base para a criação do personagem de Life is Strange e nada mais justo do que levá-lo para as telonas.
David Madsen (Pablo Schreiber)
Não é preciso ir muito longe para encontrar o David Madsen da vida real. Para interpretar o ex-militar maníaco de perseguição que monitora todo mundo na escola, ninguém melhor do que o Bigode de Orange is the New Black.
Tudo bem que o personagem de Pablo Schreiber é um pouco mais puxado para o humor, algo que falta em David, mas isso é algo fácil de resolver no roteiro e na própria interpretação. A única exigência é o bigode.
Direção – Michel Gondry
Por fim, quem seria capaz de dirigir um filme como Life is Strange? Os nomes são vários, mas uma boa aposta seria o de Michel Gondry. Um dos destaques do jogo é exatamente a sensibilidade de seu roteiro e a forma como ele consegue fazer com que nos afeiçoemos aos seus personagens — e o diretor conseguiu fazer isso muito bem em Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças.
Além disso, se ele conseguiu fazer com que o Jim Carrey atuasse muito bem em um drama, ele consegue qualquer coisa. Isso sem falar que ele já teria experiência com meninas de cabelo azul.