O NGP compareceu no dia 25 de agosto, na Arena Corinthiansn para o Konami Gamers Night, onde a empresa revelou as últimas novidades de seus próximos títulos, entre eles, a próxima edição de Pro Evolution Soccer.
A franquia, que está comemorando 20 anos, terá seu próximo jogo lançado tanto para as plataformas atuais como na velha geração, onde os donos de PlayStation 3, Xbox 360 e PC poderão comprá-lo por mais modestos R$ 169, enquanto quem tem PS4 e Xbox One gastarão um pouco mais, R$ 199.
O principal motivo para sediarem o evento na Arena Corinthians foi o acordo de exclusividade que o time fez com a empresa. Nesse ano, apenas quem comprar PES poderá jogar com o time de Cássio e companhia. Além deles, mais 23 times nacionais estarão presentes, sendo 20 da primeira divisão e quatro da segunda.
Além dessa novidade, foi anunciado que a franquia teria pela primeira vez a Eurocopa, onde os times do continente disputam pelo título que também vale uma vaga para a Copa do Mundo. Além dos tradicionais campeonatos como Libertadores e Copa Sulamericana, foi noticiado que o contrato para os direitos da Champions League foram renovados por mais três anos. Falando em renovações, Silvio Luis e Mauro Betting também retornam como comentaristas.
A nova edição conta com pequenas melhorias na inteligência artificial e no realismo dentro do jogo. Novos dribles e defesas foram adicionados, aumentando o leque de possíveis estratégias dentro do jogo, mas sem alterar os controles. Assim, aqueles já acostumados com os comandos das edições anteriores não precisam aprendê-los novamente. A IA dos jogadores também foi melhorada, de forma que eles tomem pequenas decisões em campo que podem decidir um lance, como posicionar-se em um local favorável na área para marcar o gol.
Além disso, houve também um refinamento da física da bola, das redes e da colisão em geral, e um novo ângulo de câmera foi adicionado pela primeira vez na série, dando uma nova possibilidade de enxergar melhor o que acontece em alguns cantos do campo. É interessante mencionar que boa parte desses detalhes podem parecer pequenos, mas foram implementados por conta de pedidos de jogadores, que puderam fazer valer de sua opinião para o melhoramento do jogo.
Eu tive a chance de experimentar essas mudanças e novidades por mim mesmo. Acabei jogando com a França contra um colega que jogava com o Corinthians. Apesar da derrota (dois gols, sendo um deles um vergonhoso passe do meu goleiro pro atacante adversário), eu consegui entender os comandos apenas com alguns minutos de jogo. Não sou nenhum craque, nem de longe, mas os controles eram acessíveis, e, com o seu devido tempo, provavelmente pegaria o jeito com uma certa facilidade. Por assistir jogos de futebol esporadicamente, pude perceber a semelhança dos modelos poligonais com suas versões de carne e osso.
Pro Evolution Soccer 2016 sai para PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox 360, PC e Xbox One no dia 15 de setembro.