A novidade está nos detalhes. Ao exibir Uncharted 4: A Thief’s End para a imprensa no segundo dia de BGS, a Sony trouxe o mesmo vídeo que já era conhecido dos fãs desde a E3 deste ano. A diferença, porém, é a abordagem, com a empresa afirmando que o game vai muito além de, simplesmente, levar os conceitos já conhecidos dos outros jogos da franquia, só que agora para o PlayStation 4.
O produtor Daimion Pinnock, que faz parte da equipe de Horizon: Zero Dawn, mas aqui também representa a Naughty Dog, não poupou palavras. “Essa é uma das melhores e mais grandiosas cenas que já vi em um game de ação”, fala, se referindo ao momento em que Nathan e Sully fogem de um poderoso blindado enquanto perseguem Sam Drake, a bordo de uma moto e com dezenas de soldados em seu encalço.
Essa disposição também como resposta a uma das grandes críticas a Uncharted 3: Drake’s Deception – a falta de variação. Por mais que tenha sido um game extremamente bem-sucedido, muitos sentiram que ele variou pouco em relação a seu épico antecessor e, sendo assim, acabou deixando a desejar em inovação. Pinnock deixa claro que, mesmo não podendo falar muito sobre o assunto no momento, essa questão será abordada com futuras divulgações.
Uma diferença, por exemplo, já aparece no trecho exibido à imprensa. Apesar de parecer uma cutscene, o produtor garante que todos os momentos em que Drake e Sully estão no carro é jogável. O game alterna entre perspectivas – em algum momento se está dirigindo, em outros, atirando. Não é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo, mas ainda assim, a ideia é permitir que o jogador se sinta no comando, e não que tem o joystick arrancado de suas mãos por uma cutscene.
O mesmo vale para o jogo como um todo. Pinnock compara Uncharted 4 a um rastro de miolo de pão, como o da fábula de “João e Maria. Segundo ele, a ideia não é levar o usuário pela mão, e sim, guiá-lo. “O game é extremamente focado na história, por isso, há muito o que descobrir. Nós apenas indicamos o caminho.”
Estamos relativamente próximos da data de lançamento de Uncharted 4: A Thief’s End. O título sai no dia 18 de março do ano que vem, então, sua ausência na BGS deste ano é frustrante para os visitantes, pois mesmos nas sessões fechadas, não é possível colocar as mãos no game. Ainda assim, segundo Pinnock, muito ainda está por vir e, até a chegada de Nathan Drake às lojas, e ainda veremos muito desse ladrão antes de seu “final”.