No último final de semana, a internet ficou em polvorosa com as afirmações de Danny Ross, um suposto ex-funcionário da Rockstar, afirmando que uma sequência de Red Dead Redemption pode estar a caminho. Falando no Reddit, em uma board dedicada ao programa de rádio Ope & Anthony Show, do qual participa, ele foi perguntado sobre o próximo projeto da desenvolvedora. A resposta: Really? Dumbass. Really? Two.
Observe as letras em negrito para entender o que ele quis dizer. E como no caso de outros games bastante esperados, como Half-Life 3, qualquer menção, mesmo que periférica, a um Red Dead Redemption 2 é suficiente para que a fogueira dos rumores comece a queimar. Uma rápida pesquisa, porém, pode mostrar que a notícia pode não ser tão boa assim.
A começar pelo caráter de “ex-funcionário” de Danny Ross, o que dá a entender que ele seria membro da equipe de produção da Rockstar, o que não é verdade. O locutor, na verdade, é uma das vozes que aparece nas programações de rádio em Grand Theft Auto V, um trabalho que conseguiu, justamente, por sua participação no Opie & Anthony Show, um talk show humorístico sobre cultura popular americana que, após quase 20 anos no ar, deixou de ser transmitido em junho de 2014.
Com seu contato com a Rockstar, logicamente, ele pode ter ficado sabendo de algo. Mas sua fala como “insider” se torna ainda mais esquisita quando, mais tarde, ele volta atrás e diz que o próximo projeto da empresa, na verdade, é Grand Theft Auto VI, um game que, segundo ele, só vai sair depois que a produtora tiver “mais filmes do Michael Mann para copiar”. O diretor de longas como “Fogo Contra Fogo” e “Colateral” é uma das inspirações declaradas da franquia. Não parece algo que um “ex-funcionário” com tal acesso diria.
Alguns usuários chegaram a levantar dúvidas, também, se o tal Danny Ross do Reddit é, realmente, quem diz ser. Usuários da board de Opie & Anthony Show têm um histórico de se passarem pelos apresentadores, e aqui, podemos muito bem ter mais um caso desse tipo, uma vez que o responsável pelas postagens não publicou nenhuma prova de sua identidade.
Existem ainda inconsistências quanto ao próprio título. Você pode não saber, mas Red Dead Redemption é, na verdade, um sucessor de Red Dead Revolver, título de 2004 lançado para o PS2 e Xbox. Sendo assim, o próximo seria o terceiro game da série, e pode ser um tanto esquisito chama-lo de RDR 2, apesar da marca ter ficado bastante conhecida entre os jogadores.
Nada disso, porém, significa que Red Dead Redemption 2 não existe. Pelo contrário, existem diversos indícios de que o jogo está sendo desenvolvido e, inclusive, é tratado como uma franquia, e não um título individual, pela distribuidora Take-Two. Entretanto, as novas informações, se é que podem ser chamadas assim, estão longe de serem uma comprovação, como tem se afirmado por aí.
Com informações do iDigital Times.