Então você finalmente colocou as mãos em Resident Evil Zero após doze anos de exclusividade com a Nintendo, não é mesmo? E mais do que isso, está sonhando com a tão desejada platina do jogo? Em seu caminho, além das dificuldades representadas pelos zumbis, sanguessugas e Hunters, porém, está também o modo Leech Hunter, bastante complexo e difícil para quem não sabe exatamente o que fazer.
Felizmente, nós estamos aqui para te ajudar. E com base nos papos que tivemos durante o recente gameplay dos modos extras de Resident Evil Zero HD Remaster, apresentamos aqui algumas dicas para facilitar o seu passeio pelo minigame, além de algumas informações básicas para que você passe o mínimo de stress possível.
O que você precisa saber
Habilitado assim que o jogador termina Resident Evil Zero HD Remaster, o modo Leech Hunter leva Billy e Rebecca, mais uma vez, para o Centro de Treinamento da Umbrella. Aqui, em vez de investigar o local para fugir, entretanto, o objetivo é coletar uma série de amuletos – os leeches, ou sanguessugas, do título – que estão espalhados pelo cenário.
Ao todo, são 100 itens para serem coletados, alguns à vista, e outros escondidos. 50 deles são verdes, e somente podem ser coletados por Rebecca, enquanto os outros 50 são exclusivos de Billy. Quanto mais forem encontrados, maiores as recompensas obtidas.
O pulo do gato, aqui, é que ao contrário de todos os itens, as leeches ocupam um espaço permanente no inventário, em grupos de 10. Elas não podem ser trocadas entre os personagens nem deixadas no chão dos cenários. Ou seja, uma vez que você coleta um amuleto, ele permanece com você para sempre, ocupando espaço precioso, e é aí que reside a grande dificuldade do extra.
Não é preciso coletar as 100 para vencer, entretanto. A qualquer momento, o jogador pode deixar o Centro de Treinamento pelas portas principais, e a quantidade de leeches coletadas define o bônus obtido. Morrer durante a procura, entretanto, significa game over e, mesmo que você esteja com todas no inventário, precisará começar novamente do zero.
Estes são os itens obtidos de acordo com a quantidade de amuletos obtidos:
- 1 a 29 – Munição extra de Machine Gun no jogo normal
- 30 a 59 – Handguns de Billy e Rebecca com munição infinita no jogo normal
- 60 a 89 – Hunting Rifle com munição infinita no jogo normal
- 90 a 99 – Magnum especial, com cinco tiros, no jogo normal
- 100 – Munição infinita para todas as armas, incluindo a Magnum especial, no jogo normal
Muita calma nessa hora – dicas para começar
Atenção aos “cenários”
Apesar de ter sempre o mesmo objetivo, o modo Leech Hunter tem uma variação que é semi-aleatória. Existem dois cenários possíveis, e mesmo dentro deles, algumas mudanças também podem acontecer. O primeiro, mais difícil, convencionou-se chamar de “Machine Gun Scenario”, enquanto o segundo, mais simples e que você deve seguir, é o Magnum Scenario”.
A diferença é óbvia e está no nome – em um, você obtém uma metralhadora, enquanto no outro, uma Magnum, arma bem mais forte e capaz de derrotar a maior parte dos inimigos com um único disparo. Os cenários também influenciam no posicionamento dos amuletos e itens de cura.
Por isso, fique atento. Para saber se você está no cenário da Magnum, ao iniciar o modo, os personagens devem estar diante para uma erva verde e outra azul, ao pé da escadaria. Não devem existir itens após o primeiro lance de degraus, apenas o par de amuletos na estátua da justiça, logo acima. Caso não obtenha tal combinação, use o menu para cancelar a partida e volte ao menu principal, reiniciando o modo até que tudo dê certo.
Troque de roupa
As vestimentas de Billy e Rebecca também influenciam na posição dos itens pelo Centro de Treinamento. Na versão original para GameCube, a troca de roupa acontecia antes do início do modo, mas aqui, isso se dá por meio do inventário dos personagens.
Por isso mesmo, antes mesmo de dar o primeiro passo, acesse o menu de itens e troque a roupa de Rebecca pela de couro (Leather) e a de Billy pelo terno (Suit). Assim, altera-se o tipo de munição disponível em uma Grenade Launcher encontrada mais à frente, e acredite, isso pode fazer toda a diferença no combate.
Mortes primeiro, leeches depois
Em um modo que consiste basicamente em matar inimigos e coletar itens, é difícil segurar a tentação de sair na loucura, fazendo tudo ao mesmo tempo. Mas essa não é a melhor alternativa. Uma vez que você coletar um determinado número de amuletos, você começará a ficar sem espaço para itens de cura ou armas mais fortes, daquelas que ocupam dois espaços no inventário.
O Centro de Treinamento não está cheio apenas de zumbis – tem também os Hunters, aranhas, Eliminators e até alguns Leech Zombies. Utilizar armamento pesado, entretanto, é essencial, principalmente quando algumas salas estão cheias de inimigos, e como todo mundo sabe, um vento mais forte já é capaz de deixar Rebecca machucada.
Por isso, o ideal é deixar a moça no inventário e seguir apenas com Billy, um personagem bem mais parrudo do que ela. No começo, entregue toda a munição de pistola que ele puder carregar e alguns itens de cura, e parta para a ação. Uma vez que todas as salas estiverem livres de inimigos, aí sim, é hora de voltar para buscar Rebecca e começar a coleta.
A melhor ordem de salas para seguir pode ser vista no vídeo abaixo, um ótimo guia para quem quer ser levado pela mão no modo Leech Hunter.
Preserve munição
Não saia atirando que nem um maluco. Assim como no game original, cada bala conta, e no Leech Hunter, mais ainda, uma vez que o game te dá quase que a quantidade exata de munição para lidar com todos os inimigos. Seja econômico principalmente com as armas mais poderosas, principalmente se estiver em busca da conquista de matar todos os oponentes do modo.
Não seja afoito com itens de cura
A mesma dica da munição também vale para sprays e ervas. Billy é um personagem resistente e aguenta bastante porrada antes de estar em perigo, portanto, não o cure assim que ver que ele está em Caution. Seja prudente com os itens de cura e somente os utilize caso necessário, já que eles não estão presentes em abundância pelo cenário.
Ignore o corredor do banheiro
A não ser que você esteja em busca do troféu citado anteriormente, não existe a menor necessidade de seguir pelo corredor oeste, no andar térreo do Centro de Treinamento. Ali, não existem amuletos, apenas Leech Zombies, portanto, você só estará correndo o risco de tomar dano e gastando munição no processo. No banheiro, entretanto, sempre existem algumas balas de Shotgun ou um pente de metralhadora, que podem ser úteis caso o bicho pegue.
Use a visão original
O trabalho de remasterização tem como uma de suas bases a conversão do aspecto do game, do original 4:3 para widescreen. Com isso, adaptações nos cenários pré-renderizados tiveram que ser feitas, principalmente na altura de visualização, e isso acabou prejudicando a localização de algumas leeches mais ocultas.
Se você não souber exatamente onde está cada amuleto, são grandes as chances que você passe batido por um que, no antigo aspecto de tela, estaria em plena vista. Por isso, antes de começar o modo Leech Hunter, modifique essa opção de volta para a original e ignore as bordas pretas na tela pelo menos um pouco, até completar o modo.
Este guia, a segunda parte daquele que foi embutido logo acima, traz a localização exata de todas as 100 sanguessugas a serem coletadas.
Não ligue para o tempo
O modo Leech Hunter não tem contagem regressiva, por isso, leve o tempo que precisar para seguir sala a sala, matando inimigos e checando cada cantinho em busca de amuletos. É melhor demorar e garantir uma boa rodada do que correr e acabar cometendo erros.
Não tenha vergonha de correr
Seguindo a mesma lógica da dica anterior, mais vale fugir com pouco do que morrer com muito. Caso se veja em uma situação difícil, é melhor deixar o Centro de Treinamento pela porta principal, ganhando alguns itens, do que perder tudo na tentativa de coletar os 100 amuletos. É viver para lutar outro dia.
Deixe o hall por último
Como o lugar derradeiro por onde você vai passar no modo Leech Hunter, as sanguessugas do hall principal do Centro de Treinamento devem ser as últimas coletadas. Isso se deve ao fato de que, na medida em que os amuletos são coletados, alguns inimigos começam a ressugir nas salas, e podem te pegar de calça curta, sem espaço para itens de cura ou munição extra.
Na hora de seguir com Rebecca para pegar todos os itens, siga uma lógica de coleta “de fora para dentro”. Comece pelas salas que estão mais longe do hall e venha voltando em direção a ele. É nesses cômodos mais distantes que zumbis e outros inimigos vão ressurgir, e seguindo desse jeito, você evita topar com eles desprevenido.
Caso queira informações mais específicas, os zumbis ressurgem em bandos no corredor exterior do Centro de Treinamento, no corredor anterior à sala do enigma com as peças de xadrez, na cozinha, na sala anterior à câmara de tortura e no corredor onde temos o puzzle com os animais. Além disso, um inseto reaparece na sala da cachoeira, onde, no game original, você coleta a Fire Key.