Durante o Nintendo Direct que ocorreu no último 03 de março, a empresa patrona do Mario, Zelda e Cia. anunciou em meio ao streaming um novo jogo da série Kirby, com inventivas mecânicas de gameplay e um nostálgico retorno ao gênero plataforma, como não se via já há algum tempo. E o nome novo título da bolota rosa copiadora de habilidades? Ele se chama “Kirby: Planet Robobot”.
Aqui, Kirby agora pode vestir uma espécie de grande armadura mecânica, tornando-o uma espécie de controlador de mecha – algo semelhante ao que ocorria em jogos da série Mega Man, caso você não esteja conseguindo associar bem. Aliás, o robô que a fofa bola rosa utiliza o torna obviamente mais poderoso graças aos seus autômatos golpes, mas, no entanto, o que mais chama atenção neste novo título é que a habilidade de Kirby de copiar os poderes dos inimigos foi transferida para o mecha! Desta forma, agora é o robô quem absorve os oponentes e, magicamente se transforma fisicamente e adquire novas técnicas de combate, tal como acontece com o próprio Kirby.
Essa habilidade de copiar os inimigos e utilizar uma poderosa versão automatizada deles se chama “Mods”, e segundo as explicações de Bill Trinen durante o anúncio do game, o mecha poderá utilizar mais de 10 Mods, enquanto que Kirby poderá absorver e usar cerca de 25 técnicas (entre estas há algumas novas habilidades inclusive). Portanto, serão duas formas de jogar: uma com o Kirby normal e a outra com o Mecha Kirby, garantindo o dobro da diversão que os jogos da franquia da bolota rosa sempre proporcionou.
A possibilidade de alternar entre as dimensões do cenário, navegando entre o background e o front level da fase também retorna em Robobot Planet – transição esta que, aliás, foi inaugurada em “Kirby 64: The Crystal Shards”, se não me falha a memória. E como não poderia deixar de ser, os mini games também estão de volta, sendo a ênfase da vez no modo Team Kirby Clash, um multiplayer para até quatro jogadores mesclado a uma espécie de Boss Rush com elementos de RPG, onde será preciso cooperar para lutar contra chefes bastante desafiadores e ganhar pontos para aumentar o nível da classe do seu Kirby.
Além destas novidades, será possível também utilizar os amiibos da Nintendo para garantir habilidades específicas para Kirby. Um dos exemplos divulgados no trailer logo abaixo, mostra o amiibo de Link sendo agregado ao mais novo portátil da Nintendo, garantindo assim a habilidade “Sword” para Kirby, enquanto o amiibo do próprio Kirby transfere a ele as habilidades de combate do próprio na série Smash Bros.
Particularmente, fiquei bastante empolgada com este novo título de Kirby, como há muito não me sentia. O último jogo da série que trouxe mecânicas realmente inventivas foi “Kirby’s Return to Dreamland”, lançado em 2011. Os outros que vieram depois deste, tentavam inovar com pouca ousadia, trazendo ora um exército de Kirbys, ora absorção de poderes ampliada 3x, ou ainda idéias recicladas e/ou coleções comemorativas, apenas. Aqui, há o sentimento de que a Nintendo ainda consegue dar um fôlego à série e consegue, quando quer, trazer novas maneiras de jogar Kirby mantendo-o em seu ambiente de origem, i.e., o gênero plataforma.
“Kirby: Planet Robobot” será lançado em 10 de junho para New 3DS.