Apesar de exercerem pouca ou nenhuma ameaça, os corvos são uma parte essencial dos primeiros games da série Resident Evil. Seja como elemento de um enigma ou simplesmente surgindo de repente para atacar os jogadores, estas aves sempre são usadas pela Capcom como uma forma de surpreender, transformando ambientes seguros em ameaças mortais.
Apesar de terem sido criados pela ação do T-Virus, o responsável por todos os monstros da franquia, os corvos não são criaturas da Umbrella, que esteve por trás do desenvolvimento do patogênico. Comuns em todo o território dos Estados Unidos, os animais se alimentaram de indivíduos infectados, transformando-se em um dos vetores para a destruição completa de Raccoon City, que dá cenário aos primeiros jogos da saga.
Ataque dos corvos no filme “Resident Evil 3: A Extinção”
Um animal dócil por natureza, o corvo contaminado perde seus instintos naturais e passa a atacar a tudo e a todos, levando o vírus adiante de forma extremamente eficaz. A infecção não tem nenhum tipo de efeito sobre o tamanho destas criaturas, tornando-as apenas mais agressivas.
O mestre do suspense
A imagem de corvos destruindo janelas e atacando em bandos é bem conhecida de quem gosta da obra de Alfred Hitchcock. O renomado diretor inglês, com mais de cinquenta filmes, tem uma série de clássicos em seu currículo. “Os Pássaros”, de 1963, é considerado um deles.
Na história, a socialite de São Francisco Melanie Daniels persegue um advogado, chamado Mitch Brenner, até a pequena Bodega Bay. Ao mesmo tempo, os habitantes da cidade começam a sofrer com ataques de todo tipo de pássaros, que se tornaram violentos da noite para o dia.
A violência ocorre em diversos momentos do filme, sempre da mesma forma. Bandos de aves sobrevoam suas potenciais vítimas e avançam sobre elas de forma rasante, bicando-as e arrancando pedaços de carne. A preferência é por áreas macias do corpo, como os olhos e o pescoço.
O comportamento das aves do filme é semelhante ao visto em Resident Evil. Mesmo em The Umbrella Chronicles, para o Nintendo Wii, que adotou uma visão em primeira pessoa e onde os corvos aparecem de forma ainda mais agressiva, o modo de combate é sempre o mesmo. Uma vez que localizam seus alvos, os pássaros voam rapidamente em direção a eles, desferindo bicadas uma após a outra.
https://www.youtube.com/watch?v=6hRBHp2kp7U
A cena acima é, especificamente, a influência mais clara de “Os Pássaros” no primeiro Resident Evil. Em determinado momento do filme, Lydia, a mãe de Mitch, vê um amigo assassinado pelas aves em sua própria casa. Os olhos da vítima foram completamente arrancados de suas órbitas, enquanto o rosto e diversas partes do corpo aparecem arranhadas e bicadas.
A única diferença da cena para o momento em que o protagonista se encontra com Forest Speyer é que o colega de Lydia não se levanta minutos depois, infectado pelo T-Vírus. O policial do Bravo Team dos S.T.A.R.S. também é visto morto pelos corvos em posição semelhante, sem os olhos e com diversos ferimentos pelo corpo.
Esse artigo foi publicado originalmente no Resident Evil SAC. Aqui, aparece com poucas alterações.