Não sei se posso chamar Trackmania de um jogo clássico, mas sem dúvida, é um game antigo. E com toda certeza, TrackMania Turbo é uma evolução agradável de TrackMania Stadium, não somente gráfica, mas também em formas de manter o jogador ligado.
Desde seus primórdios, lá em 2008, a proposta desse insano jogo de corrida era ter carros rápidos em pistas loucas, sendo que elas pistas podem ser construídas pelos próprios jogadores. E, acredite, a criatividade desses malucos não possui proporções. Mas o que TrackMania Turbo tem de tão legal para quem já esta acostumado com os jogos da série? Ou para quem nem sabia que esse jogo existe?
Bom, os desafios. O jogo é feito disso. No entanto, nas versões passadas, você era obrigado a conseguir um certo número de medalhas de ouro para conseguir desbloquear mais pistas, sendo que, muitas vezes, tudo que você queria era simplesmente dirigir. Na medida em que os circuitos vão ficando vez mais difíceis, é consequentemente mais complicado conseguir medalhas de ouro. Em um momento, você simplesmente desistia de tentar e largava, ou ia brincar de montar pistas e chamar amigos para ver se conseguiam terminar a corrida. Ainda assim, era um processo limite para você simplesmente acabar parando com tudo.
Na versão Turbo, para passar para a próxima pista, você precisa simplesmente de uma medalha de bronze, o que não é muito difícil conseguir, bastando terminar a prova em velocidade. Assim, não fica muito difícil avançar no game e qualquer jogador casual que só queria saltar por rampas enormes ou fazer loopings alucinantes pode ir avançando no jogo sem muita dificuldade, se divertindo com os desafios propostos.
Com desafios intensos, TrackMania Turbo um jogo de corrida divertido para passar o tempo. No entanto, por mais que tenha trazido algumas coisas novas e arrojadas, o título ainda é mais do mesmo.
Enquanto isso, a medalha de ouro ganhou uma nova função, com cada uma desbloqueando um tipo de pintura ou adesivagem para seu carro. Ou seja, você pode esfregar sua conquista na cara de todo mundo, e mais que isso, mostrar que venceu aquela pista impossível. São diversas coisas legais para liberar – tipos de roda, cores, decalques, efeitos e algo completamente novo, o material com o qual seu carro será feito, alterando o brilho em relação ao Sol e as demais luzes do cenário.
Outras coisas legais no jogo são as dicas nas telas de loading, aquelas mensagens que aparecem explicando o game ou ensinado como se joga. Aqui, temos coisas divertidas como frases de pessoas famosas falando sobre fazer estupidez e erros grandiosos, e também algumas situações tentando encaixar TrackMania Turbo no nosso mundo, como quando “dizem ser possível ver o Stadium da Lua”, ou “que através de bons advogados, foi possível conseguir uma liberação das Leis da Gravidade”.
Um detalhe interessante do jogo é a contagem regressiva para iniciar a pista, quando você é lançado de um helicóptero para o chão, além das línguas usadas na contagem, às vezes em inglês, outras japonês, alemão, e até português. Um detalhe interessante e agradável.
Tudo isso, misturado com desafios intensos, fazem de TrackMania Turbo um jogo de corrida divertido para passar o tempo. No entanto, por mais que tenha trazido algumas coisas novas e arrojadas, o título ainda é mais do mesmo. Talvez a fórmula não tenha cansado, mas aqui, você não estará tentando equipar e ter o carro mais incrível como em Need for Speed, pois todos são iguais e balanceados para correrem. O que os diferencia é a estética, a pista e sua velocidade no controle, e apenas isso pode não agradar a todos.
TrackMania Turbo foi testado no PC, em cópia cedida pela Ubisoft.