Hackers russos criaram uma versão falsa de Minecraft: Pocket Edition, capaz de hackear o telefone dos viciados no game e fazer o cadastro automático em serviços pagos, gerando a cobrança não autorizada de taxas. De acordo com informações da empresa de segurança F-Secure, o aplicativo para Android apareceu em lojas de aplicativos da Europa custando € 2,50, metade do preço cobrado pela Mojang com seu game.
Trata-se, basicamente, do game completo, que pode ser jogado perfeitamente. Há, porém, uma mudança na lista de permissões do sistema, que permite o envio de SMS sem a autorização do usuário. Assim, é feito o cadastro em serviços que usam as mensagens de texto, gerando cobranças indevidas nos créditos ou faturas dos usuários.
A F-Secure informa que o game original possui ferramentas de proteção com esse tipo de golpe, mas os responsáveis pelo malware foram capazes de quebra-las. As orientações são as mesmas de sempre: não baixe aplicativos de fontes inseguras e use sempre a loja do Google para compras de jogos e outros softwares para o seu Android.