Chegou aquela hora do ano que todos nós tão adoramos. A E3 2016 está aí e começa na próxima terça-feira (14), trazendo, como sempre, um mundo de novidades que esperaremos com ansiedade e jogaremos com amor pelos próximos meses e anos. E o NGP, claro, estará presente nessa cobertura.
A quantidade de informação é absurda, e a de grande nomes, lançamentos e novidadades também. Neste ano, mais uma vez, teremos representantes em Los Angeles, fazendo uma cobertura em vídeo e testando em primeira mão alguns dos principais títulos da feira. Enquanto isso, aqui no Brasil, seguimos também com nossa cobertura ao vivo e textos especiais aqui no site.
Como é cobrir uma E3?
Neste ano, o tradicional New Game Pocket da E3 vem de uma forma um pouco diferente. Vamos falar sobre como funciona uma feira desse porte, que ao contrário do que muita gente pensa, é totalmente restrita à imprensa. Isso apenas deixa o evento com um caráter ainda mais de “sonho”, apesar de, ao mesmo tempo, ser um dos responsáveis por sua evidente redução ano após ano.
Na mais recente edição de nosso podcast, que atendendo aos pedidos, também foi apresentado em vídeo desta vez, eu, Felipe Demartini, me junto ao Durval Ramos, nosso veterano de E3, para falar do cotidiano de uma cobertura desse porte, as celebridades, os causos engraçados e, principalmente, a correria para quem está no centro desse furacão.
Expectativas
Como sempre fazemos todos os anos, reunimos em uma lista as nossas principais expectativas para a E3. Desta vez, além da própria equipe do site, contamos também com a participação dos leitores, de forma a criar um artigo plural e bastante diversificado sobre o que pode rolar de bom (e também de tuim) na feira deste ano. Clique aqui para conferir.
Agenda de conferências
Apesar de ser uma feira fechada aos jornalistas, a E3 cada vez mais se volta ao público de casa. E apesar de as portas do Los Angeles Convention Center, onde o evento vai acontecer, se abrirem apenas na terça, a ação e as novidades já começam no domingo (12). Em suas conferências, algumas das principais empresas do mercado mostrarão suas armas para conquistar o coração e a carteira dos jogadores.
E, como sempre, você conta com a nossa tradicional cobertura. Já no próximo domingo (12), estaremos no ar em nosso canal do YouTube para conferir todas as novidades da Electronic Arts, que puxam o bonde dos anúncios da E3 2016. A seguir, você confere todos os horários, no fuso de Brasília, e também os links para cada uma das transmissões.
Domingo, 12 de junho
. Electronic Arts – 17h
Como a marca das franquias hiperbólicas, a EA deixa de ter um estande na própria E3 neste ano para criar seu próprio evento paralelo, aberto a todo o público e exibindo de forma individual todas as suas novidades. Também, pudera, com nomes como Star Wars, Mass Effect e FIFA no currículo, a expectativa é de nada menos do que um grande show.
Sabemos que a empresa tem três jogos da saga intergalática em desenvolvimento – um pelas mãos da Visceral Games, outro, de ação em terceira pessoa, com a Respawn, e a sequência de Battlefront, novamente com a DICE. Qual destes Star Wars aparecerá na feira é uma das grandes expectativas para o evento, ao lado da revelação oficial de Mass Effect: Andromeda, só para manter a temática espacial.
Battlefront 1 também deve marcar presença, marcando um ponto fora da curva em um momento no qual os FPSs se movem cada vez mais para o futuro. Mais uma vez pelas mãos da DICE, a EA volta no tempo, para a Primeira Guerra Mundial, e promete mostrar um combate ao mesmo tempo arcaico e familiar. Como sempre, podemos esperar também por um grande foco na safra de jogos esportivos da marca para 2016, com destaque para a nova iteração de FIFA, que a partir de agora, vai usar a engine Frostbite.
O tiroteio futurista, entretanto, não fica de lado e também deve marcar presença com uma primeira olhada em Titanfall 2, enquanto o sublime e o belo podem voltar a fazer uma aparição, mais uma vez, com a Coldwood Interactive, a desenvolvedora de Unravel, que já está trabalhando em uma sequência.
. Bethesda – 23h
Em sua segunda conferência ao vivo na história da E3, a Bethesda chega com mais expectativas do que confirmações. Sabemos, é claro, que Dishonored 2 será um dos destaques do evento, além de atualizações e, quem sabe, DLCs sobre alguns de seus principais lançamentos recentes, como Fallout 4, Doom e The Elder Scrolls Online.
Entretanto, tudo o que sabemos para por aí. Poucos rumores sobre o que a companhia deve apresentar no evento estão dando as caras, o que contribui para uma certeza de surpresas, liderada pela expectativa de um novo game numerado da saga The Elder Scrolls. Ou será que os boatos antigos e meio furados se confirmarão e teremos um Skyrim 2? Ou quem sabe uma remasterização do game que ainda é adorado por tantos?
Há sempre quem espere, ainda, um novo capítulo de Wolfenstein ou uma sequência de The Evil Within. E a verdade é que não dá para saber ainda, temos que esperar para ver o que a Bethesda nos traz de novo. Felizmente, falta pouco para descobrirmos.
Segunda, 13 de junho
. Microsoft, 13h30
A primeira major a dar as caras na E3, como sempre, é a Microsoft. E se a empresa antes era a responsável por abrir a feira, agora, ela aparece liderando seu segundo dia, trazendo como grande expectativa um novo modelo de Xbox One. Será que os rumores se confirmam e teremos mesmo um console mais poderoso, ou algum tipo de periférico que garanta isso? Ou, então, a chegada da segunda era da atual geração com um dispositivo mais fino e com design diferente?
Além disso, como sempre, uma conferência da Microsoft é garantia de grandes franquias, e aqui, é Gears of War 4 quem deve chegar dominando o bonde. Além disso, devemos contar com a aparição de outros nomes como Halo Wars 2, Recore, Crackdown 3 e, quem sabe, até mesmo mais uma temporada de Killer Instinct.
Phil Spencer, o diretor da marca Xbox, também já disse que esta E3 será grandemente focada nos esforços da Microsoft no PC. A integração entre o console e os computadores já garante que todos os exclusivos da marca chegam para ambas as plataformas, e a ideia, agora, é que exista ainda mais união entre elas. Espere melhorias no DirectX e no aplicativo da marca para Windows 10, apenas para começo de conversa.
. PC Gaming Show, 16h
Considerada uma das conferências mais chatas e desinteressantes do ano passado, a única apresentação totalmente focada nos computadores volta em 2016 com a esperança de ser melhor. Patrocinada pela AMD, a conferência chega com um clima descontraído e de talk show, com desenvolvedores sentando no sofá para apresentar gameplays e mais informações sobre seus títulos.
Neste ano, mais uma vez, podemos esperar ver a Microsoft como grande presença. Se o foco da empresa com sua oferta de jogos é privilegiar o PC cada vez mais, nada melhor do que marcar presença em uma conferência voltada justamente para esse mercado. Grande atenção também deve ser dada aos sistemas de realidade virtual, principalmente com o lançamento recente do Oculus Rift.
Infelizmente, poderemos cobrir apenas parte desta conferência, uma vez que seu horário coincide com a apresentação da Ubisoft. Ainda assim, estaremos a postos, ao vivo, ao longo da primeira hora de novidades para conferir o que os jogadores de PC podem esperar para o futuro próximo, e no caso de anúncios importantes, também comentaremos ao longo do restante da cobertura.
. Ubisoft, 17h
Aisha Tyler sobe ao palco mais uma vez para liderar as novidades de uma das companhias que mais lança títulos em sucessão no mercado. E em um ano no qual já sabemos que não vai rolar um novo Assassin’s Creed, a grande expectativa é pelo anúncio de Watch Dogs 2. A ideia é que o tecnológico game passaria a se alternar com a franquia dos assassinos, com ambos chegando ano sim, ano não.
Além disso, existem aquelas cartas marcadas de sempre – um novo Just Dance, algum título da série “Mania” e novidades relacionadas aos Rabbids. Além disso, dois títulos já anunciados devem voltar aos holofotes, e provavelmente veremos novidades de Tom Clancy’s Ghost Recon: Wildlands, For Honor e South Park: Fractured but Whole.
Por fim, temos ainda a tradicional “surpresinha” da Ubisoft, com um grande anúncio ao final da conferência, uma tendência que se repete a alguns anos. Sabemos que, aqui, provavelmente estamos falando de nova franquia AAA, mas os boatos sobre o assunto ainda são inexistentes. A expectativa, como sempre, é de surpresas, algo que a companhia francesa já vem fazendo desde 2013.
. Sony, 22h
No ano passado, a conferência da Sony avassalou corações, renovou esperanças e deixou todo mundo emocionado. É uma grande responsabilidade se, neste ano, a empresa quiser repetir o feito. Entretanto, os rumores e expectativas mostram que ela possui as armas para fazer isso, e elas se resumem em duas grandes franquias, uma antiga e uma recente.
E se virmos um retorno, finalmente de Crash Bandicoot? A Sony já disse estar ciente dos pedidos dos fãs, resta saber apenas se eles serão atendidos. Além disso, com o lançamento de Uncharted 4: A Thief’s End, o campo está aberto para um novo título da Naughty Dog. E sempre que se fala nisso, dá para ouvir ao longe os clamores por The Last of Us 2.
Além disso, a conferência da Sony na E3 deve ser bastante focada em hardware. Serão verdade os rumores sobre uma versão aprimorada do PS4, de codinome Neo e voltada para jogos em resolução 4K? E como será o lançamento do PlayStation VR, o equipamento de realidade virtual da empresa, e que jogos teremos em seu lançamento? São duas questões a serem respondidas em grande estilo na apresentação.
Dá para contar, também, com novas aparições de jogos como Gran Turismo Sport, Horizon: Zero Dawn, Detroit: Become Human e No Man’s Sky. E, claro, as expectativas da galera ainda recaem sobre God of War 4 – que pode levar Kratos para a mitologia nórdica -, The Last Guardian, Final Fantasy VII e, quem sabe, Resident Evil 7, ou o remake do segundo jogo da série, levando em conta a amizade recente entre Capcom e Sony.
Terça, 14 de junho
. Nintendo, 13h
https://www.youtube.com/watch?v=rtZwAGNVjc0
A participação da “Big N” na E3 deste ano se resumiria a um único título: The Legend of Zelda. Entretanto, mais tarde, a empresa anunciou que veremos também Pokémon Sun & Moon dando as caras no evento, bem como Dragon Quest e Pokémon GO, o título da saga para smartphones. O grande destaque, entretanto, é o novo game estrelado por Link, e sem diminuir o tamanho de seu estande nem a quantidade de transmissões em vídeo, a Nintendo promete criar uma experiência única na feira, imergindo as plateias online e os jornalistas presentes em um de seus maiores games para o Wii U.
Por outro lado, isso significa que não veremos nada sobre o tal NX. O próximo console da Nintendo já estaria em fase avançada de produção, e mais detalhes devem ser revelados “em breve”, de acordo com a empresa, o que exclui completamente sua aparição nesta E3. Ou será que não, uma vez que um dos grandes rumores sobre o novo Zelda é que ele será, justamente, um jogo de transição entre as gerações?
Levando em conta essa participação um tanto diferente, não realizaremos cobertura ao vivo das novidades da Nintendo, uma vez que ela se estenderá ao longo de todo o dia. Ainda assim, você pode conferir os gameplays diretamente da E3 pelo link acima, e ficar ligado no site para mais novidades sobre o novo Zelda e os outros títulos da empresa.
. Sony América Latina, horário ainda não definido
Imagem: Pulo Duplo
Em 2016, a Sony não realizou uma conferência para a América Latina durante a E3.
E na noite do primeiro dia de E3 lá em Los Angeles, a Sony volta seus olhares para o nosso lado do mundo com uma conferência dedicada inteiramente à América Latina. Apesar de não trazer grandes surpresas, o evento conta com a presença de executivos e desenvolvedoras locais, que apresentam as novidades exclusivas do nosso território.
Foi aqui, por exemplo, que ficamos sabendo pela primeira vez sobre a fabricação nacional do PlayStation 4. Pacotes especiais e quedas de preço também costumam dar as caras por aqui, numa conferência que evidencia o suporte que a Sony dá ao Brasil e a toda a América Latina.
Até o momento em que esse guia foi escrito, entretanto, o horário da conferência da Sony LATAM ainda não havia sido revelado. Fique ligado neste guia, ele será atualizado assim que possível, e claro, faremos nossa tradicional cobertura ao vivo.
E as outras?
Tradicionalmente, companhias como Capcom, Bandai Namco, Rockstar, Take-Two e outras não realizam conferências próprias na E3, preferindo colocar seus jogos junto às apresentações das majors. A Square-Enix, que fazia parte da agenda no ano passado, decidiu não realizar uma apresentação ao vivo em 2016, enquanto a Activision revelou que nem mesmo estará presente fisicamente na feira, levando Call of Duty: Infinite Warfare e outros títulos próprios aos estandes e keynotes da Sony e Microsoft.
Em tempo real
Neste ano, mais uma vez, o New Game Plus contará com representantes em Los Angeles, trazendo todas as novidades da feira. Fique ligado em nossa página no Facebook, onde podemos ter transmissões ao vivo acontecendo a qualquer momento, diretamente dos EUA, e também no grupo do site, onde contamos com a ajuda dos próprios leitores para postar todas as novidades.
O nosso canal no YouTube, como já deu para perceber, será um dos pontos centrais de nossa cobertura. Por lá, você vai conferir, além das conferências ao vivo, boletins informativos, notícias quentinhas direto da E3, prévias de jogos e outros conteúdos que produzirmos nos EUA e no Brasil. Vale a pena, desde já, se inscrever para companhar tudo de perto.
Mesmo depois que a feira terminar, o conteúdo continua. É muito jogo nessa feira e, sendo assim, publicaremos diversos hands on de alguns deles ao longo dos dias. Da mesma forma como aconteceu com a BGS, no ano passado, a cobertura deve continuar algum tempo depois do fim da E3.
Como sempre, todos vocês estão convidados a participar da festa com a gente. Acompanhem a gente no Twitter e Facebook, entrem para o grupo do site e acompanhem o nosso canal no YouTube, deixando seus pitacos, expectativas e opiniões nos comentários. Os dias prometem ser agitados e a quantidade de informação é explosiva, portanto, fiquem ligados!