Na temporada de final de ano, a Electronic Arts foi a empresa que mais vendeu jogos para o PlayStation 4 e Xbox One. No último trimestre de 2013, período que engloba também os primeiros meses de presença dos consoles, 35% dos jogos vendidos para a nova geração foram distribuídos ou desenvolvidos por estúdios da EA.
O sucesso, porém, não foi suficiente para conter a tendência de queda que, cada vez mais, marca o final da sétima era de plataformas. De acordo com relatório financeiro divulgado pela Electronic Arts nesta terça (28), houve redução de 25% nas vendas de jogos para o PlayStation 3 e Xbox 360, uma diminuição que não foi compensada pela nova geração.
Falando em números a coisa fica um pouco mais clara. Entre outubro e dezembro de 2013, a EA lucrou US$ 425 milhões em jogos vendidos, uma diminuição de US$ 141 milhões. O PlayStation 4 e o Xbox One, porém, geraram apenas US$ 24 milhões, um valor que nem de longe cobre a queda nas vendas de títulos da geração passada, que foi considerada inesperada pelo diretor financeiro da empresa, Blake Jorgensen.
Mesmo com o crescimento do mercado de PCs, com aumento de 13% nas vendas, o faturamento da Electronic Arts caiu 22% em relação ao final de 2012. O resultado levou a empresa a rever sua expectativa de ganhos para o atual ano fiscal, que termina em março. A previsão agora é de ganhos totais de US$ 3,91 bilhões graças, justamente, ao enfraquecimento rápido do PS3 e Xbox 360.
Nem tudo, porém, são lamentos. A Electronic Arts viu seu segmento de jogos digitais apresentar um aumento de 27% nas vendas, um dos maiores já registrados, e a receita dos jogos para celular subindo 13%. A grande estrela, aqui, foi The Simpsons Tapped Out.