Nesta quinta-feira (16), completamos três dias desde o anúncio de Resident Evil 7. O jogo que apareceu pela primeira vez na conferência da Sony na E3 2016 vem dividindo opiniões, causando conflitos, gerando rebeldia, esperança e terror. Enquanto isso, também quebra a cabeça de muita gente com uma demonstração cujo final ainda parece ser desconhecido, e que a consciência coletiva da internet vem tentando, sem sucesso, desvendar.
E em meio a todo o fervor que a demo e o anúncio do game causaram, tem muita desinformação, mistérios e especulação. Nem todas, porém, baseadas na realidade, pois a Capcom, por meio de entrevistas ou transmissões ao vivo realizadas na E3, vem revelando algumas coisas para aplacar o desespero de alguns fãs e contar para outros um pouco de como vai ser esse novo capítulo da franquia.
Baseado nos comentários da galera em nosso grupo no Facebook e também no canal do YouTube, compilo aqui as sete perguntas mais constantes sobre Resident Evil 7, e tudo o que sabemos sobre o game até agora. Aqui, em texto, você confere um resumo, enquanto no vídeo que abre este artigo, falo de forma mais profunda sobre isso.
Resident Evil 7 será em primeira pessoa?
Sim. De acordo com o produtor Koshi Nakanishi, essa é a melhor maneira de expressar o terror que a Capcom deseja trazer com o game. A ideia é entregar uma experiência visceral e que ataque o jogador diretamente, sendo assim, uma perspectiva em primeira pessoa foi a maneira encontrada depois de discussões entre os envolvidos no desenvolvimento.
O jogo terá inimigos e momentos de combate?
O produtor confirmou a presença de oponentes – sem falar em zumbis nem definir exatamente o que eles serão – e disse que Resident Evil 7 é um game em que “cada bala conta”, assim como no primeiro título da franquia. A demo também parece mostrar um certo foco em combate corpo a corpo, com uma mecânica já pronta para uso de um machado. Itens como as ervas também estarão no jogo.
Que personagens estarão em Resident Evil 7?
De acordo com a Capcom, o jogo será protagonizado por alguém completamente novo e, principalmente, sem as habilidades militares que vemos em personagens como Chris, Leon ou Jill. A ideia é fazer com que o jogador se identifique e se sinta na mesma posição de fragilidade – algo que também era feito em Resident Evil 1, mais por meio do sistema de controles do que pelas características do herói.
Por outro lado, Nakanishi disse também que se você é fã de muita ação e tiroteio, Resident Evil 7 pode não ser o game ideal. Os personagens não serão fortes nem lembrarão “super-heróis”, e a escolha de protagonista, aqui, também privilegia a aura de terror que a Capcom deseja transmitir.
Resident Evil 7 é um reboot ou prequel da franquia?
Não. A trama do game se passa após os eventos de Resident Evil 6 em uma zona rural dos Estados Unidos. De acordo com Nakanishi, mesmo a demo se passa em um universo onde eventos como a explosão de Raccoon City e a ascensão e queda da Umbrella aconteceram. Tudo aquilo que vimos nos jogos é real e o título não deve representar um recomeço para a série.
Essa demo é parte do próprio jogo?
Assim como no caso de P.T., o demo jogável de Silent Hills, de 2014, a demo Beginning Hour não apresenta um trecho da versão final de Resident Evil 7. Segundo Nakanishi, a ideia da demonstração é passar uma ideia de como o jogo será, apresentar a nova perspectiva, controles e estilo visual. Estes, sim, estarão no game, mas não os personagens, eventos e outros aspectos que vimos na amostra.
Quantos finais existem na demo?
Aqui é que a coisa fica um pouco complicada. Ao fim da demonstração, o jogador é atacado por um psicopata e acaba desmaiado. Os “finais” encontrados até agora consistem, basicamente, nesse mesmo evento acontecendo em locais diferentes da casa, como a porta de entrada ou após atender um telefone no sótão.
Entretanto, no que parece ser uma manipulação das mecânicas da demo de Resident Evil 7, foi possível deixar o andar superior sem ser atacado, com o “assassino” ou “Family Man”, como vem sendo chamado, aparecendo no pé da escada que leva ao sótão ou em qualquer outro lugar da casa, desde que exista espaço suficiente atrás do jogador para que ele “surja”. Usuários que seguiram adiante sempre com as costas encostadas na parede relatam aparições em praticamente todos os cômodos da casa, mas invariavelmente, acabam pegos pelo inimigo, gerando o mesmo desfecho já conhecido.
Por outro lado, desde que a demo saiu, existem papos sobre um mítico final “bom”. Nesta quarta-feira (15), surgiu no Twitter a informação de que a demo seria “terminável”, ou “beatable”, em inglês, o que levou muita gente a acreditar e afirmar que seria possível sair da casa vivo. Não se sabe ainda se a informação procede nem a maneira correta de finalizar a amostra. A informação teria vindo de um representante da Capcom que não é identificado.
Para que servem o machado e o dedo de manequim?
E é aqui que chegamos ao grande mistério não revelado ainda. É possível terminar a demo, ou pelo menos, ver o final em que somos atacados pelo “Family Man”, sem utilizar nenhum destes dois itens. Para muita gente, o segredo para liberar o mítico final “correto” está justamente em encontrar uma maneira de utilizá-los.
O mesmo responsável por revelar que a demo poderia ser finalizada também falou, mais uma vez citando um representante da Capcom na E3, que o dedo de manequim (dummy finger) possui um propósito, enquanto o machado (axe), nem tanto. Mais tarde, entretanto, ele voltou atrás nesta afirmação, dizendo que ela pode não estar integralmente correta, sem especificar exatamente o que estaria errado e certo.
Enquanto isso, a busca continua e a internet ainda se bate para descobrir qual é o segredo final desta demo. Especulações e ideias surgem a todo momento, mas até agora, nenhuma surtiu frutos, no que faz muita gente pensar que, na verdade, ser atacado é o único final possível de Resident Evil 7 Beginning Hour.
Fique ligado em nosso canal no YouTube, pois assim que algo for descoberto, e se a demonstração realmente tiver um final “verdadeiro”, novos vídeos de Resident Evil 7 aparecerão por lá. O espaço também é um dos pontos centrais de nossa cobertura da E3 2016, com prévias, vídeos especiais e tudo mais. A feira termina nesta quinta (16), mas ainda tem muito mais conteúdo para sair, portanto, fiquem ligados.