Speedrunners

SpeedRunners

por Fernando Scaff Moura

Velocistas com collants coloridos

SpeedRunners é um jogo bem divertido e desafiador. Lançado em 2013, para Xbox 360, acabou chegando somente agora, em abril de 2016, para PC. E essa mudança se nota logo, com a falta de direcionais analógicos para se ter mais controle sobre as pequenas dinâmicas físicas que existem no jogo. Joguei por um longo tempo usando os teclados e sentindo o desconforto nos dedos por ter que orientar o personagem pelas setas e usando o Z, X e C para pular, usar o arpão e os powers up.

SR1

Com um joystick, o jogo fica muito fluido e inteligente. Fácil de jogar e de se entender. As fases loucas e repletas de passagens que se abrem e fecham e atalhos por todos os lados acabam se tornando mais possíveis.

A primeira coisa que me surpreendeu foi a forma como ele começa. Primeiro, a logo, e sem mais nem menos, um “Aperte Z para pular e use os direcionais para correr”. Fiz como me foi pedido e PÁ, já estava jogando. Sem tutorial, sem tela de menu, sem me explicar nada. Senti-me naquele GIF onde John Wayne pergunta para um garotinho na beira do rio se ele sabe nadar e, ouvindo a resposta negativa, pega o garoto e o joga na água, como quem diz “Que morra então”. A velha pedagogia do Velho Oeste.

Claro que a dificuldade está bem facilitada, e é nítido como seu personagem corre mais rápido que os outros. Mas isso serve para te ensinar que caixas não são suas amigas, pular e usar o arpão é a única forma de superar obstáculos e que se ficar para trás, explode violentamente. Começar com o jogo em si, para mim, é um ponto muito interessante de se analisar. Os desenvolvedores confiam tanto que o game será simples e fácil que não querem que o cara perca tempo. Além disso, dão a noção de velocidade necessária.

SpeedRunners

Esse tutorial não foi difícil de aprender e vencer, já indicando que SpeedRunners foi perfeitamente balanceado quando se joga contra o computador. Gostaria de ver como foi feita essa inteligência artificial, pois os oponentes aprendem muito rápido com as alterações que acontece no cenário, evitando que a partida acabe rápido de mais. Esse bom balanceamento, com oponentes dignos, torna o título um desafio agradável. Quando você perde, não parece que foi injusto, e é possível sentir que teria conseguido se tão tivesse vacilado usando o power up antes da hora ou evitado tropeçar em todas aquelas caixas.

Temos aqui um jogo divertido e desafiador, com uma arte legal e jogabilidade bem concisa. Tudo que se precisa para colocar SpeedRunners na sala com umas cervejas, enquanto o churrasco queima na brasa.

Após o tutorial, acabei chegando na tela de menu e vi que havia uma campanha a ser jogada, o que me deixou realmente surpreso. Conheci SpeedRunners nos vídeos do PewDiePie, então o abri esperando um multiplayer local ou com usuários online ao redor do mundo. Isso até existe, mas só é possível jogar de maneira rankeada após o nível 5. Desta forma, em vez de jogar os modos livres, fui saciar minha curiosidade sobre essa campanha.

E que grata surpresa, el apresenta um pouquinhos os personagens e, claro, que tipo de história se espera de um jogo onde a premissa é correr mais rápido que o outro? Desafios de Corrida! Se fosse com carros, seria idêntico a qualquer filme do meio da franquia dos Velozes e Furiosos.

SpeedRunners

– Quem é mais rápido?
-Eu!
– É o que veremos.

E assim começa a campanha… O legal é ver a piração que são os personagens. Um cara com uma bola vermelha com uma estrela amarela na cabeça, alguém vestido como um unicórnio rosa, uma mulher prateada com uma arma laser e ainda existem muitos e muitos outros para ser desbloqueados, além de roupas diferentes.

Somado a tudo isso, temos um estilo artístico muito diferente, com personagens sem muitas linhas de contorno, o que deixa o jogo com uma estética única. Os cenários são bonitos e os elementos de jogabilidade dentro dele são nítidos e se repetem com frequência, o que facilita entender facilmente o game e os caminhos que existem nele. Tudo que se precisa para colocar SpeedRunners na sala com umas cervejas, enquanto o churrasco queima na brasa.

SpeedRunners

Temos aqui um jogo divertido e desafiador, com uma arte legal e jogabilidade bem concisa. Sem dúvida, é muito divertido jogar com amigos ou nos modos de desafio humano contra humano, mas é possível jogar sozinho também, e se divertir com ele.

SpeedRunners foi testado no PC, em cópia cedida pela tinyBuild Games.