Esta não é uma matéria com a lista de ganhadores do BIG (Brazil’s Independent Games) Festival, e sim, uma lista dos melhores games segundo este que vos fala (digita). Todos foram presencialmente testados, e os 35 concorrentes, aqui, foram avaliados no quesito mais importante para um jogo: a diversão.
Tricky Towers
Para minha grande surpresa, o jogo mais divertido do BIG Festival é uma mistura de Jenga com Tetris, onde ganha quem construir a torre mais alta até a linha de chegada, mas atento às leis da física de cada formato de peça e à magia dos oponentes. Tricky Towers é a obra-prima do estúdio holandês WeirdBeard, que já foi elogiado pelo próprio criador de Tetris, o russo Alekséi Leonídovich Pázhitnov, que deve ter sentido a mesma emoção que eu nesta corrida tão incomum.
Ganhador do prêmio de melhor gameplay no BIG Festival, chegará ao PS4 e PCs em agosto. Para quem nunca ouviu falar, o game traz a diversão de antigamente, com um multiplayer para até quatro participantes, que exige muito da noção de arquitetura do jogador. A emoção de sua torre gigante permanecendo em pé durante os infindáveis três segundos para a vitória é revigorante, mas o desmoronamento é… estimulante, e não o contrário.
Dandara
Baseado no nome da esposa de Zumbi de Palmares, Dandara é um jogo muito divertido e rápido criado pela Long Hat House, que mistura Strider com Metroid, mas em gravidade zero. A heroína é uma guerreira que tem um disparador de gancho e projéteis que varia de acordo com o toque do jogador na tela. Não espere direcionais e botões clássicos de pulo e ataque, pois o jogo é todo baseado em touchscreen, e por isso, sairá apenas para iOS e Android. O Pixel Art é maravilhoso e a trilha sonora é do já conhecido Thommaz Kauffmann, que trabalhou no Oniken e Moira, agora fazendo até uma ponta no jogo de ação indie mais intenso dos últimos tempos.
My Night Job
Já lançado para PC e PS4, My Night Job é um clássico jogo de sobrevivência com o ataque massivo de inimigos que, neste caso, são zumbis e monstros esquisitos que não querem nada mais do que massacrar os civis. Você é o tiozinho calvo que usará muitos tipos de ataques e armas para salvá-los. Feito pela WebCore Games, este indie lembra muito um Dead Rising 2D, onde você precisa preservar muitos reféns, além de si mesmo, e assim como na referência, usar coisas do cenário para atacar os monstros. Mas não abuse, se a sala ficar limpa, você terá desvantagem. Para quem gosta de destruir hordas de inimigos com todo tipo de ataque, este é o paraíso.
Horizon Chase
Dispensando muitas apresentações, Horizon Chase é o sucessor espiritual que dá orgulho à sua matriz (diferente de Mighty Nº 9) e remonta a Top Gear, clássico jogo de corrida da geração 16 bits. O título ganhou o prêmio de melhor game do BIG Festival, mas atraiu mais os jogadores antigos do que os novos na fila de espera. Já lançado há algum tempo, o único jogo de corrida entre os concorrentes juntou perfeitamente a beleza dos gráficos, efeitos sonoros, trilha sonora e claro, a diversão que fez até os jogadores mais tímidos e casuais arriscarem ultrapassagens ousadas nas curvas usando Nitro.
Moira
Jogo de plataforma que lembra os clássicos de Game Boy Color, aqui você controla o bruxinho Rubick, que tem o poder da Mímica: ele adquire os poderes de quem tocar com o cajado e, além de usar contra os inimigos, pode fundir 2 poderes e criar um terceiro e quarto poderes, pois a ordem dos fatores influencia no produto. Criado pela Onagro Studios, Moira é um game em desenvolvimento há muito tempo e estará disponível para PC e PS4 em breve. O título faz referências a vários outros, e também animes, só quem estiver atento perceberá.
Menção honrosa
Outro game divertidos que merecem ser citados:
- O americano INVERSUS, que apesar do visual simples, é muito divertido e inteligente. É um tiroteio entre as peças brancas e pretas em um tabuleiro onde só é possível mover-se nos territórios correspondentes à sua cor;
- Starlit Adventures, sobre um garoto e sua toupeira nariz de estrela que precisam descer montanhas de todo tipo usando seus ataques e habilidades. O cenário é um puzzle, e além de eliminar os oponentes, o jogador precisará prestar atenção ao ambiente. Atente-se aos líquidos.
- Ape Out te coloca na pele de um gorila fugitivo de um centro de pesquisas, com visual inovador e impactante.
- Kingdom Rush Origins é um jogo estilo Tower Defense para smartphones que colocará uma guerra épica nas suas mãos, e você terá que gerenciar este embate de seres mitológicos cheios de fúria.
Além destes, existem jogos mais inovadores do que divertidos, educativos e exóticos, como um simulador de hacker e um jogo de saltar entre tetos de caminhões em movimento, trazendo toda a gama de ideias que só os criadores independentes podem trazer, dada sua liberdade de tentar dar certo sem ter que corresponder à expectativas de investimentos milionários de terceiros. Como a maioria dos games eram nacionais, fico com orgulho alheio de dizer que uma nova era para a indústria de games nacionais já chegou e foi pelas mãos dos games indies brasileiros. Um brinde!