Os rumores estavam certos. Ao anunciar o conteúdo da atualização de junho do Xbox One, a Microsoft confirmou que, bem em breve, será possível utilizar HDs externos no console, adicionando mais espaço na memória do console e dando mais folga para lidar com a distribuição digital e as gigantescas instalações de alguns títulos.
De acordo com as informações oficiais, até dois drives de, no mínimo, 256 GB, poderão ser conectados às portas USB 3.0 do console. Os HDs externos podem ser escolhidos, inclusive, como destino principal das informações gravadas pelo console, o que inclui instalações e download de jogos da LIVE.
Além disso, como explica a Microsoft, os drives podem ser retirados e plugados a um outro console. Desde que o disco do game também esteja presente, ou, então, a conta de usuário logada para jogos digitais, será possível levar títulos à casa de um amigo, por exemplo, e jogar sem a necessidade de aguardar tempos de instalação ou download.
A atualização de junho também vai permitir que os usuários da Xbox LIVE utilizem seus nomes verdadeiros para acesso a rede, uma novidade que poderá ser vista por amigos selecionados. Além disso, o login automático na rede será adicionado e melhorias para o sistema SmartGlass também serão aplicadas. Agora, a segunda tela pode receber notificações do Twitch, por exemplo, e acessar o feed de atividades do console.
A previsão da Microsoft é liberar a atualização no início de junho, antes da chegada da versão do Xbox One sem o Kinect. O patch também deve ser o responsável por liberar os usuários para uso do Netflix e outros serviços de streaming sem a necessidade de assinatura da LIVE.