Um dos objetivos da Epic Games com o desenvolvimento compartilhado de Unreal Tournament é entregar uma experiência totalmente criada de acordo com os fãs, trabalhada e balanceada ao lado deles. E, sendo assim, a empresa não ficaria nada triste se visse todo esse trabalho se transformando em mais um expoente dos eSports, com torneios oficiais e jogadores astros.
Para o programador sênior do game, Steve Polge, a ideia é criar uma experiência finamente apurada, com balanceamento bem feito entre os personagens. Em entrevista ao site da revista PC Gamer, ele diz acreditar que esse aspecto é essencial para o sucesso de qualquer shooter que queira se chamar de competitivo e, claro, fundamental para a entrada no mundo dos esportes virtuais.
Com torneio desde o nome, Unreal Tournament quer ser uma experiência variada e recompensadora aos fãs novatos e do passado. Para Polge, a equipe envolvida no desenvolvimento está conseguindo exatamente isso e, nesses estágios iniciais, já deu para perceber que os fãs mais envolvidos no projeto possuem profundo conhecimento sobre mecânicas de jogabilidade e os sistemas necessários para se criar um bom FPS.
A entrada no mundo dos eSports, porém, envolve muito mais do que isso. De acordo com o desenvolvedor, é preciso que o game tenha também funções para os espectadores de partidas e integrar opções para transmissão ao vivo do jogo. Isso, claro, também está a cargo da Epic Games e sua comunidade de fãs, mas é um aspecto que será pensado mais para o futuro.
Unreal Tournament está voltando, mas por enquanto, não tem uma data de lançamento marcada. Como o desenvolvimento depende da comunidade, ele será lançado quando estiver pronto, mas a Epic Games promete que as primeiras versões Alpha jogáveis estarão disponíveis nos próximos meses.