Ainda durante a Brasil Game Show 2016, o NGP teve acesso a um hands-off do já-não-tão-aguardado The Last Guardian, o título desenvolvido pela Team Ico, em parceria com a Sony IE, SCE Japan Studio e Gen Design. Só para situar os desavisados de plantão, um hands-off é uma apresentação a portas fechadas, onde o público assiste uma demonstração com gameplay do lançamento, sendo este testado por um profissional do time de produção do game, com direito a comentários e até uma sessão de perguntas de respostas muitas vezes. Na ocasião, o novo jogo de Fumito Ueda foi jogado por um representante da Sony Santa Monica.
A apresentação teve apenas 30 minutos de duração, mas foi o suficiente para deixar a todos com água na boca, seja pelos detalhes nos movimentos e nos trejeitos da criatura Trico, ou pelos gráficos que, apesar de não serem um colírio para os olhos (se comparado a um Uncharted 4, por exemplo), ainda assim impressiona pela leveza contida na estilização dos traços, e pela riqueza de minucias contidas no cenário, remetendo muito ao design de Ico.
Logo no início, o representante que testou o começo do game para o público e imprensa presentes, deixou a todos cientes de que, apesar de estarmos vendo o começo da aventura, a versão final do jogo pode vir a ter algumas diferenças. Todavia, logo a nossa atenção foi fisgada para a tela do game, que começa inclusive com uma narração em primeira pessoa, o que deixou claro ao menos para mim que, de alguma forma, aquele garotinho que controlaremos no título conseguirá sobreviver, e está nos contando sobre sua jornada em algum ponto do futuro.
Este personagem, que aparentemente é o protagonista, não sabe porquê ou como aconteceu, mas sua pele está coberta de estranhas marcas pretas, quando ele acorda em uma espécie de prisão. Junto dele, está uma criatura grande e de olhos brilhantes realmente assustadora, coberta por uma armadura preta, mas que, no entanto, está acorrentada. Apesar disso, a besta jaz em agonia, já que seu corpo parece ter sido alvejado por algumas flechas.
Apesar de tantos mistérios, este ponto é quando de fato o representante começou a controlar o protagonista, primeiramente andando – normalmente e nas pontas dos pés – e depois correndo pelo cenário, e por fim pulando, tudo para nos mostrar como tais mecânicas funcionam (e como elas parecem verossímeis, com movimentos naturais). Após isto, ele passou a coletar alguns barris de comida, já que, seguindo a narração, aquele gesto rapidamente ganharia a confiança da criatura.
Dito e feito: ao carregar as caixas de ração e lança-las para a besta, ela rapidamente se entreteve com a refeição, e dado isto, o garotinho aproveita-se do momento e se aproxima sorrateiramente para tirar as flechas que estavam machucando-a. Claro que tudo isso requer algumas tentativas, pois Trico, que é nome que a criatura recebe do garotinho; não parece confiar assim tão fácil em alguém estranho. Após tentar tirar uma das flechas, inclusive, a besta acorrentada sente muita dor, e em um ímpeto de fúria, machuca o protagonista, fazendo-o desmaiar. Algum tempo depois, o garotinho acorda, e insiste em ajudar a criatura ferida, novamente lhe lançando barris de comida, mas desta vez, concedendo algum espaço para que Trico possa comer em paz.
É possível perceber aqui, que tudo é um processo natural. É como se tivéssemos sido induzidos a cuidar de um animal de estimação ferido, e obviamente, qualquer que seja este bicho, ele reagirá de forma arisca nos primeiros momentos. Com algum tempo, dando espaço para que haja familiaridade, e com um agrado aqui e acolá, a confiança cresce, e com Trico e o garotinho não será diferente. Será preciso paciência e determinação do jogador, já que a criatura do game age como um animal comum – inclusive em seus trejeitos, seja se coçando, olhando para o nada, ou entretendo-se com algo bobo, dentre outros detalhes. Algumas vezes a besta até mesmo demora para atender a um pedido do garotinho, e pode ainda enrolar para segui-lo vez ou outra, tal qual um bicho real (confuso, amedrontado, hesitante, etc.). Em determinados momentos, aliás, será necessário um novo tipo de incentivo, seja este um barril de comida ou não, para que Trico faça o que a situação pede.
Quando Trico é finalmente libertada das correntes e da armadura sobre seu dorso, ela se junta ao protagonista, e isso permite ganhar acesso a novas áreas, e também abrir novas habilidades da criatura – com o auxílio de um misterioso espelho encontrado pouco depois, Trico reage de forma incomum, e a partir disso, consegue soltar raios elétricos de sua cauda. Há algumas áreas que apenas o garotinho poderá explorar, devido ao seu tamanho, e da mesma forma, a criatura poderá explorar outras, o que exigirá que os dois sejam utilizados o tempo todo para resolver enigmas e assim, prosseguir caminho através das ruinas que eles estão presos.
A demonstração se encerrou após o garotinho alcançar uma espécie de portão, e então, ele se despede de Trico. Todavia, após o menino dar as costas e atravessar a pequena passagem, a grande criatura começa a emitir uma espécie de choro, como se não aceitasse aquele adeus. Depois de alguns passos, toda a estrutura do portão começa a ruir, e Trico atravessa as rochas, tudo para se juntar ao garotinho. É de dar um aperto no coração em apenas poucos minutos de jogatina…
Apesar de toda a empolgação e a vontade deixada por saborear mais um gole de The Last Guardian, não há como negar que o jogo ainda possuía alguns problemas técnicos, como quedas constantes na taxa de quadros, comandos no joystick que às vezes pareciam demorar a aparecer, e a câmera posicionando-se sozinha em um ângulo muito pouco prático. Tudo isso apenas justifica ainda mais a decisão da equipe de desenvolvimento em adiar novamente o game para 6 de dezembro – ele havia sido prometido para 25 de outubro de 2016, anteriormente.
Com o término da demonstração de gameplay, iniciou-se um Q&A com o representante do estúdio, onde algumas dúvidas foram tiradas. Infelizmente, nenhuma informação sobre bundle ou pacote remasterizado dos demais jogos da Team Ico foram comentados, mas foi confirmado que o título terá legendas em português, e que o game receberá um tema dinâmico para o PlayStation 4, console para o qual será lançado exclusivamente.