A empresa PSafe, uma das maiores no mercado no que se refere a segurança, faz um alerta aos jogadores de games mobile para os títulos mais visados por hackers. Os ataques cibernéticos feitos através destes aplicativos têm se tornado cada vez mais comuns, e são feitos de forma rápida e automática, já que muitas vezes as pessoas baixam aplicativos ilegais ou versões gratuitas dos jogos mais populares, que estão repletos de vírus e malwares.
O foco destes golpes, na maioria das vezes, é acessar informações bancárias e pessoais, para usa-las sem autorização em estabelecimentos, gerando assim prejuízo financeiro aos usuários. Um levantamento feito pela PSafe, mostra os games que lideram a lista de downloads e que mais possuem malwares bloqueados pelo aplicativo PSafe Total no último mês.
Entre os títulos estão “Marvel Champions”, “Minecraft”, “Asphalt 7”, “Need for Speed: Shift”, “Plant Vs Zombies”, “Tetris”, “Pokemon Go Guide”, “My Talking Tom”, “My Talking Angela” e “Head Soccer”. As tentativas de infecção variam um pouco entre os aplicativos. Em alguns, é mais comum o “rapto” de informações de dados bancários do usuário, e o cibercriminoso só libera o aparelho mediante deposito bancário; e em outros títulos, o jogador é induzido a se inscrever em programas pagos de SMS para liberar o acesso ao game (geralmente o vírus é disseminado via links enviados por amigos no Whatsapp). Há ainda a possibilidade de o hacker controlar o aparelho celular por comando remoto, ou de diversos anúncios indevidos aparecem na tela do celular.
Para tomar as devidas precauções e não correr risco de ter seu dispositivo infectado, algumas instruções devem ser tomadas antes de fazer o download do jogo desejado. Uma boa medida é verificar a reputação do aplicativo através dos comentários. Ler as permissões e checar se o game não irá modificar o sistema operacional também é indispensável. Por fim, mas não menos importante, mantenha o Bluetooth desligado, para evitar que ele receba vírus, e instale um antivírus no seu aparelho mobile.