Acabaram os rumores, as especulações e até as brincadeiras. O NX é real, e na verdade, se chama Switch. O novo console da Nintendo foi anunciado nesta quinta-feira (20) e, surpreendentemente, agradou a muita gente, nos deixando curiosos para ver o que esse híbrido de video game de mesa e portátil é capaz de fazer, com sua arquitetura modular e sua promessa de se moldar de acordo com o momento.
Por trás do trailer, das pecinhas de encaixar e de dúvidas sobre o poderio gráfico, entretanto, está a aposta da Nintendo para não perder o nicho ao qual se dedicou nos últimos anos, ao mesmo tempo em que conquista novamente a confiança perdida por milhões de jogadores. E ali, de forma sorrateira e mais ou menos clara no trailer, também estão os pilares nos quais a empresa parece se apoiar para garantir que o Switch seja um sucesso.
Como o Wii U mostrou, nenhum console consegue sobreviver apenas com jogos próprios, e o apoio de third parties é extremamente importante. Ao mesmo tempo, não se deve esquecer dos clássicos, que podem muito bem voltarem repaginados ao mercado, e também da galera dos e-sports, um segmento que vem crescendo a cada ano e no qual a Nintendo, inclusive, já tem uma presença bastante consolidada.
Apesar das informações um pouco escassas e das muitas dúvidas que ainda existem, felizmente, falta pouco para que a verdade seja revelada. O Nintendo Switch chega ao mercado já em março do ano que vem, e daqui até lá, devemos ver novas informações e revelações dessa proposta que, desde já, parece ser bem promissora.