De 08 a 30 de outubro, São Paulo recebe o Museu do Videogame Itinerante, projeto que leva a diversas regiões do pais um magnífico apanhado do entretenimento eletrônico, desde a década de 1970 até os dias de hoje, contando com lançamentos como Battlefield 1 e FIFA 17.
O acervo conta com mais de 250 consoles e 6 mil jogos, aparentemente não estavam todo disponíveis durante nossa visita, mas é compreensível levando-se em conta a área reservada dentro do Shopping SP Market. Mesmo assim, foi possivel ver algumas raridades como o pai de todos, o Magnavox Odyssey, o Pippin, fruto da uma parceria entre Apple e Bandai, e o obscuro Coleco Telstar Combat, de 1977. Tudo muito bem exposto, iluminado e com informações e curiosidades sobre os itens da coleção. Viu só, dona BGS?
Mas a parte mais legal da visita é a possibilidade de jogar os mais variados jogos de praticamente todas as gerações da historia dos video games. Estavam à disposição Mega Drive, Super Nintendo, Master System, NES, Atari 2600, Saturn, Playstation, Neo Geo, Jaguar e muitos outros consoles, incluindo os recentes e atuais Playstation 3 e 4, Xbox 360 e One, rodando lançamentos como Battlefield 1. Existe também a possibilidade de levar o conceito de “modo cooperativo” ao extremo jogando em versões gigantes dos controles do NES e SNES.
Criado há cinco anos pelo jornalista e curador Cleidson Lima, o Museu do Videogame Itinerante, desde 2011, já recebeu a visita de mais de 450 mil pessoas. A exposição conta com apoio da Sony, Nintendo, Ubisoft, Capcom, entre outros. O museu fica em SP até o final do mês de outubro, ou seja, você tem apenas uma semana para fazer uma viagem interativa pela historia dos videogames.
Mais informações sobre o Museu do Videogame Itinerante você encontra em www.museudovideogame.org